Lula afirma que vetará anistia a Bolsonaro caso o Congresso aprove o projeto
A oposição pressiona o presidente da Câmara, Hugo Motta, para que a proposta seja colocada em votação.
Foto: Renato Pizzutto/Band
Em entrevista exclusiva à BBC News Internacional, nesta quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, caso uma eventual proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja aprovada pelo Congresso Nacional, ele vetará o texto.
“Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, declarou Lula.
A declaração foi feita no contexto em que a ala bolsonarista pressiona o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que a proposta seja colocada em votação. Apesar da posição firme contra a anistia, Lula ressaltou que o tema deve ser decidido pelos parlamentares.
O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso.
Jair Bolsonaro foi condenado pelos ministros da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (11), a 27 anos e 3 meses de prisão pelos cinco crimes da trama golpista. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde agosto, quando descumpriu medidas cautelares relacionadas a investigações sobre articulações contra os interesses do país com o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP).