Sérgio Moro critica homenagem a Lula na Sapucaí e fala em “propaganda eleitoral antecipada”
Senador questionou recursos destinados às escolas de samba e criticou tributo ao presidente no Carnaval do Rio

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Sérgio Moro (União Brasil) teceu críticas à escola de samba Acadêmicos de Niterói, que irá homenagear a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores) no Carnaval do Rio de Janeiro.
Moro afirmou que o desfile corresponde a “propaganda eleitoral antecipada” para o petista, relacionou o episódio a um “caudilho populista” e sugeriu que o Brasil estaria se encaminhando para “uma democracia de fachada”.
Em uma rede social, ele escreveu: “Hoje o brasileiro assistirá algo inédito na Sapucaí. O dinheiro do contribuinte utilizado por uma escola de samba, a Acadêmicos de Niterói, para fazer propaganda eleitoral antecipada para o Lula”.
O presidente Lula não participará do desfile na noite deste domingo, mas acompanhará a apresentação do camarote do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
Em janeiro, o governo federal destinou R$ 12 milhões à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). Cada uma das 12 agremiações recebeu R$ 1 milhão na segunda-feira (19.jan.2026), incluindo a Acadêmicos de Niterói.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


