Notícias
Exclusivas
O câncer no mundo do esporte: relembre atletas que tiveram a doença enquanto atuavam

O câncer no mundo do esporte: relembre atletas que tiveram a doença enquanto atuavam

Mais comum do que parece, Everton Ribeira é "apenas" mais um na grande lista

| Autor: Marco Pitangueira

Foto: Reprodução Redes Sociais

Camisa 10 e meio-campista do Bahia, Everton Ribeiro chocou o Brasil ao revelar que convivia com um câncer na tireoide por um mês enquanto cumpria seus compromissos profissionais. A revelação, inclusive, foi feita nas suas redes sociais em uma segunda-feira (6 de outubro), um dia depois do atleta ter sido determinante no triunfo da equipe baiana diante do Flamengo no dia 05 de outubro.

Segundo o jogador, ele conseguiu continuar em campo porque não sentia nada fisicamente, foi algo apontado nos exames de rotina do clube.  O diagnóstico veio após os exames na “inter-temporada”, no retorno das férias de meio de ano do elenco tricolor.  “Não sentia nada. Foi exame de rotina, pequenas variações nos hormônios que os médicos estavam atentos”, contou o jogador.

Apesar do susto, Everton realizou um procedimento cirúrgico no dia 06 de outubro, horas antes de anunciar ao público sobre o que estava passando. A notícia pegou todos de surpresa, já que o camisa 10 não havia revelado isso para quase ninguém, apenas para a equipe médica, sua esposa e um pequeno grupo de pessoas.

Após a cirurgia, o jogador precisará passar 15 dias afastados de qualquer atividade relacionada ao esporte. Com isso, ficará de fora de pelo menos quatro jogos, visto que necessita de um tempo para readaptação. No entanto, a saúde da pessoa “por trás” de um atleta é a mais importante no momento, fazendo com que a recuperação seja feita da forma mais cautelosa e sem pressa possível.

Além do ex-jogador da Seleção Brasileira, outros atletas no mundo do esporte, sobretudo no futebol, foram diagnosticados com algum tipo de câncer e conseguiram voltar as suas atividades. Confira:

Haller

Marfinense, o atacante Sebastian Haller foi diagnosticado com um câncer nos testículos em julho de 2022. Um dos principais nomes do Ajax (Holanda) naquele ano, o centroavante havia acabado de ser contratado pelo Borussia Dortmund (Alemanha) quando soube da doença. Ao contrário do exemplo de Everton Ribeiro, que não passará por tratamentos extras, o africano ficou cerca de seis meses afastados.

Haller passou por duas cirurgias e quatro rodadas de quimioterapia. Após o tratamento, ele voltou a jogar futebol em janeiro de 2023 e foi o grande protagonista da Costa do Marfim para vencer a Copa Africana de Nações de 2024.

Abidal

Considerado um dos grandes nomes do Barcelona no começo da década passada, Abidal é francês e atuava como lateral esquerdo. Titular do clube catalão, foi em março de 2011 que ele foi diagnosticado pela primeira vez com câncer no fígado. Mais agressivo que os demais citados anteriormente, Abidal passou por uma cirurgia para remoção do tumor e conseguiu voltar a jogar ainda no mesmo ano.

No entanto, em abril de 2012, a doença retornou e o ex-jogador precisou passar por um transplante de fígado, que teve seu primo como um doador. Após esse outro longo período de recuperação, Abidal voltou aos gramados apenas em abril de 2013 e se aposentou dos gramados em 2014.

Acerbi

Zagueiro, italiano e autor de gol histórico em 2025, Francesco Acerbi foi diagnosticado com câncer testicular em 2013. Logo após receber a notícia, o defensor precisou passar por um procedimento cirúrgico onde tirou o tumor,

No entanto, no final de 2013, exames antidoping indicaram um grande aumento nos níveis hormonal, sobretudo no hormônio Gonadotrofina Coriônica. Por ser uma substância que produz tumores de câncer, esse aumento deixou claro que a doença havia voltado.

O atleta precisou retornar ao tratamento e voltou a atuar em pleno estado físico na temporada 2014/2015 pela Sassuolo, onde ficou até 2019. Após passagem na Lazio, o italiano foi contratado pela Inter de Milão. Em 2025, durante emocionante partida entre a equipe italiana e o Barcelona, na semifinal da Champions League, Acerbi foi o responsável por marcar o gol de empate da Inter, que levou a prorrogação e posteriormente a classificação para final.

Léo Gamalho

Marcado na história do Esporte Clube Vitóra, Léo Gamalho precisou superar um câncer de pele em 2023 para se sagrar campeão brasileiro da Série B. Um dos artilheiros do Leão naquela temporada, Léo foi diagnosticado em junho de 2023 e precisou passar por um procedimento cirúrgico para remoção do tumor.

A recuperação foi rápida e ele voltou a jogar pelo Vitória cerca de um mês depois da cirurgia. Seu retorno, inclusive, ficou marcado por um belo gol de cabeça que deu os três pontoa ao rubro-negro diante da Chapecoense. Atualmente, o atacante joga pelo Botafogo-SP e segue na segunda prateleira do futebol nacional.

 

Dani Lins

Levantadora do Sesi-Bauru e campeã olímpica, Dani Lins teve um caso semelhante ao de Everton Ribeiro. Em março de 2025, a atleta foi diagnosticada com um nódulo na tireoide e precisou passar por uma cirurgia.

Apesar do susto, cerca de um mês depois, em abril de 2025, Dani realizou a cirurgia e se curou do câncer, superando a doença rapidamente. Por conta da semelhança com o caso de Everton, a campeã olímpica revelou ter conversado com o atleta.

“Ele me perguntou como é que foi. Daí eu falei que cabeça boa é o mais importante. A gente vai recuperar, a gente é atleta. Querendo ou não, a gente tem uma recuperação, uma cicatrização muito melhor. Assim, foca na sua mente, na sua cabeça. Foca na família, fica com um tempinho com eles, já vê que é Deus mandando esse tempinho para descansar”, disse em entrevista ao GE.

O período de recuperação de Dani Lins é o mesmo que estima-se para o de Everton Ribeiro, cerca de duas semanas para retornar as atividades.

Tags

Notícias Relacionadas