NotíciasSaúdeBrasil tem 19 casos confirmados da variante ômicron, diz Ministério da Saúde

Brasil tem 19 casos confirmados da variante ômicron, diz Ministério da Saúde

Entre os infectado, 16 tinham o esquema vacinal completo contra a Covid-19

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Twitter


Segundo dados divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (17), o Brasil tem 19 casos confirmados da variante ômicron. Entre os infectado, 16 tinham o esquema vacinal completo contra a Covid-19, duas tinham apenas uma dose e uma não apresentou informações sobre o imunizante.

"Até o dia de ontem [quinta-feira, 16], nós temos no mundo 7.123 casos confirmados em cerca de 70 países. Embora tenhamos casos confirmados em todas as faixas etárias, a maior parte deles, quase 60%, é no intervalo etário de 20 a 39 anos", disse Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde.

"Com relação às evidências dessa variante, quando a gente olha para o espectro de mutações, a grande maioria delas se encontra na região genômica que codifica a proteína S. Ela tem um grande número de mutações", completou o secretário.

Mutações na proteína Spike, ou S, responsável pela infecção das células humanas, já haviam sido detectadas também em outras variantes do coronavírus, como a delta. Porém, segundo Medeiros, "as mutações presentes na ômicron conferem ao vírus uma maior transmissibilidade".

"Com relação à severidade da doença, ainda não há indícios muito claros, embora em alguns países onde ela já está com bastante circulação existam mais casos de internação, porque, obviamente, tem mais pacientes infectados".

Tags

Notícias Relacionadas