NotíciasPolíticaPF tem 10 dias para tomar depoimento de Bolsonaro sobre vazamento de dados

PF tem 10 dias para tomar depoimento de Bolsonaro sobre vazamento de dados

Informações divulgadas pelo presidente são dados sigilosos

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal (PF) terá até o dia 28 de janeiro para tomar o depoimento do presidente Jair Bolsonaro sobre o vazamento de documentos sigilosos. Moraes é relator de um inquérito que está apurando a divulgação de informações sigilosas de uma investigação sobre um ataque ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em agosto de 2021, Bolsonaro divulgou em suas redes sociais um link com a íntegra de um inquérito sigiloso da PF que apura um ataque ao sistema interno do TSE, em 2018. 

De acordo com o inquérito, um hacker teria acessado ao código-fonte das urnas, mas sem nenhuma consequência, porque isso não possibilita nenhuma alteração no resultado da votação. 

Por lei, o servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas. Bolsonaro foi intimado a prestar depoimento presencial. Essa deve ser uma das últimas etapas da investigação. 

As informações da apuração foram distorcidas por Bolsonaro e tratadas como definitivas, mesmo sem a conclusão do inquérito pela polícia.
 

Tags

Notícias Relacionadas