ACM Neto questiona pesquisa para o governo: "Enquete manipulada"
Levantamento foi divulgado pelo jornal A Tarde, na manhã deste domingo (17). Ex-prefeito de Salvador permanece na liderança, mas com Jerônimo Rodrigues (PT) na cola
Foto: Domingos Júnior / Varela Net
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), questionou a credibilidade da pesquisa Atlas/Intel, divulgada pelo jornal A Tarde, neste domingo (17), que mostra uma redução da sua vantagem contra o petista Jerônimo Rodrigues nas intenções de voto para a sucessão estadual.
Neto publicou um vídeo nas redes sociais, mostrando como teria sido feito o levantamento, realizado online, e disse que a pesquisa se trata de uma "enquete manipulada" para favorecer o grupo governista. O União Brasil, partido de Neto, já havia sinalizado que entraria com uma ação contra a divulgação da pesquisa, justamente por causa do método utilizado para coletar os dados.
"Vídeo que recebi no meu WhatsApp denunciando o absurdo que é essa pesquisa fake publicada no jornal A Tarde de hoje com uma manchete desesperada e espalhafatosa", começou ACM Neto, que completou.
"O que eles chamam de pesquisa é, na verdade, uma enquete manipulada. E o que eles chamam de jornal não passa de um panfleto comandado por um conhecido grupo empresarial a serviço do PT da Bahia", finalizou.
O levantamento
No cenário estimulado, quando são apresentados os candidatos disponíveis, ACM Neto permanece na liderança, com 39,7% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues (PT) vem logo em seguida, com 32,6%. João Roma (PL) tem 10,5% da preferência eleitores. A pesquisa ouviu 1.683 baianos, entre os dias 8 e 14 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 02664/2022.
Confira o vídeo