Polícia Federal destrói pontos de garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas
Ação foi conjunta com oficiais de Rondônia, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (15) uma ação no Rio Madeira, no Amazonas, para combater o garimpo ilegal. A operação, com base em ordem da Justiça Federal do Amazonas, atingiu o leito do rio entre os municípios de Manicoré e Humaitá, destruindo dragas usadas para mineração irregular.
Participaram da ação agentes da PF, policiais rodoviários federais e representantes da Força Nacional de Segurança Pública. O trabalho foi coordenado pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), com apoio conjunto do Judiciário.
Também estiveram envolvidos servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que verificam as condições de trabalho nas balsas usadas no garimpo, frequentemente encontradas em situação precária.
Até o início da tarde desta segunda-feira, já haviam sido destruídas 71 dragas apenas no Amazonas; os dados relativos a Rondônia ainda estavam sendo levantados. A operação integra uma série de iniciativas da PF no Amazonas e Rondônia desde 2023 para enfrentar a mineração ilegal na região.