Notícias
Polícia
Polícia Federal destrói pontos de garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas

Polícia Federal destrói pontos de garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas

Ação foi conjunta com oficiais de Rondônia, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (15) uma ação no Rio Madeira, no Amazonas, para combater o garimpo ilegal. A operação, com base em ordem da Justiça Federal do Amazonas, atingiu o leito do rio entre os municípios de Manicoré e Humaitá, destruindo dragas usadas para mineração irregular. 

Participaram da ação agentes da PF, policiais rodoviários federais e representantes da Força Nacional de Segurança Pública. O trabalho foi coordenado pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), com apoio conjunto do Judiciário.

Também estiveram envolvidos servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que verificam as condições de trabalho nas balsas usadas no garimpo, frequentemente encontradas em situação precária.

Até o início da tarde desta segunda-feira, já haviam sido destruídas 71 dragas apenas no Amazonas; os dados relativos a Rondônia ainda estavam sendo levantados. A operação integra uma série de iniciativas da PF no Amazonas e Rondônia desde 2023 para enfrentar a mineração ilegal na região.

Tags

Notícias Relacionadas