Polícia investiga encontro da facção Comando Vermelho no jogo "Roblox"
Apuração começou depois que cenas de um “baile funk” ligado ao Comando Vermelho ganharam destaque nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Redes sociais
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar a circulação de conteúdos que reproduzem atividades de facções criminosas dentro da plataforma de jogos Roblox. A apuração começou depois que cenas de um “baile funk” ligado ao Comando Vermelho (CV) ganharam destaque nas redes sociais.
Nos vídeos que viralizaram, é possível ver personagens virtuais com armas, máscaras, roupas camufladas e acessórios como cordões de ouro — elementos associados ao estilo de vida de traficantes — além da simulação de uso de drogas em um ambiente que imitava festas de rua. Também foram observadas pichações com a sigla da facção e cartazes semelhantes aos de procurados exibidos em comunidades reais.
Autoridades estão preocupadas com a exposição de crianças e adolescentes a esse tipo de conteúdo e com a possível apologia ao crime dentro do jogo, que é muito popular entre públicos jovens.
Em resposta ao caso, a equipe responsável pelo Roblox afirmou que não apoia qualquer associação com organizações criminosas e que removerá conteúdos que violem suas regras de uso para proteger os usuários.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


