Notícias
Exclusivas
Na estreia do time principal na temporada, Bahia triunfa em cima do Barcelona

Na estreia do time principal na temporada, Bahia triunfa em cima do Barcelona

Bahia conquista quarto triunfo seguido no baianão

| Autor: Lucca Anthony

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Na noite desta terça-feira (20), o Bahia entrou em campo pela 4ª rodada do Campeonato Baiano enfrentando o Barcelona de Ilhéus dentro da Fonte Nova. Contando com a estreia de todo o time principal para a temporada, o Esquadrão, mesmo vindo das férias, mostrou estar alinhado e conquistou o quarto triunfo no campeonato pelo placar de 5 a 1. Visando já dar início à temporada de 2026 e de olho no BAVI e na estreia do Brasileirão, Rogério Ceni escalou as principais peças que terminaram a última temporada e agradou à torcida presente. 

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa do duelo foi normalmente dominada pelo Bahia, que surpreendeu com a sinergia presente entre os jogadores, o que não é normal no primeiro desafio da temporada. Mesmo assim, quem teve as primeiras ações foi o Barcelona que, em menos de dois minutos, em um contra-ataque, assustou a zaga e o goleiro Ronaldo em um chute que cruzou a área e saiu do lado esquerdo do gol. 

Depois desse momento e com a equipe aquecida, os titulares do Tricolor dominaram e organizaram o confronto, entregando com diferentes formas de atacar a defesa adversária, utilizando principalmente o poder da ponta direita com Ademir e Gilberto, mais a aproximação de Everton Ribeiro - o que entregou bons resultados na última temporada. Devido a isso, não demorou muito para os lances perigosos começarem a chegar.

O primeiro foi a partir de uma jogada pelo próprio lado direito, onde uma ultrapassagem de Gilberto por Ademir fez com que a bola entrasse na grande área e parasse no pé de William José, que acabou furando. Mesmo assim, na recuperação da mesma jogada, Everton Ribeiro ultrapassa três marcadores e finaliza bem, parando somente na trave do goleiro do Barcelona. Os dois primeiros gols do duelo só foram sair no meio do primeiro tempo - devido a erros de finalização, como de Wiliam José após driblar o guarda-redes adversário - em duas jogadas de cruzamento na área. 

A primeira bola na rede saiu do pé de Luciano Juba, o lateral-esquerdo estrela da equipe baiana que acertou de primeira, em um voleio, o canto do gol, abrindo assim o placar. O segundo, marcado pelo camisa 10 e capitão da equipe, Everton Ribeiro, veio por meio de uma grande jogada na esquerda por Erick Pulga e uma ultrapassagem "de manual" do Everton, que cabeceou sem chances para o goleiro. 

SEGUNDO TEMPO

A outra parte do confronto começou até um pouco mais dominante que o primeiro tempo. Mostrando o forte poder de criação de seus meio-campistas, mesclando a capacidade ofensiva e força dos atacantes de beirada, o Bahia continuou atacando e impondo seu jogo. O grande destaque dessa segunda etapa foi o coletivo, onde entregaram jogadas ensaiadas, passes entre linhas e ultrapassagens que expõem o plano de jogo Tricolor nesse início de temporada: dinamicidade. 

E teve efeito, no início do retorno do jogo após intervalo, William José conseguiu marcar seu gol após pegar a sobra de uma confusão na área. Os outros dois foram marcados pelo jogador destaque da partida. Após entregar uma grande atuação no primeiro tempo, Ademir marcou seus tentos de forma relâmpago, dentro de 8 minutos de diferença. As jogadas saíram de cruzamentos laterais, um após grande achada de Gilberto - outro destaque - e o segundo um golaço de voleio iniciado por Juba, Jean Lucas e finalizado no camisa 7. 

O Barcelona de Ilhéus ainda conseguiu diminuir o placar, antes dos tentos de Ademir, em um frango de Ronaldo, que pouco foi acionado na partida. 

DESTAQUE DA PARTIDA

Obviamente, o destaque da partida, além de ir para um jogador (Ademir), irá para todo o elenco do Esquadrão. Mesmo estreando agora na temporada, o elenco mostrou estar com muita sinergia e conexão, o que pode dar muitos resultados positivos para o Bahia durante toda a temporada. 

Agora o Bahia se prepara para o primeiro clássico da temporada, dentro do Barradão, neste domingo (25). Bahia e Vitória, mesmo vivendo momentos diferentes no campeonato e no início da temporada, prometem entregar um clássico bastante quente e firme, aberto para ambas as equipes.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas