Notícias
Exclusivas
Entre brigas e condenações, relembre as maiores polêmicas do ator Dado Dolabella

Entre brigas e condenações, relembre as maiores polêmicas do ator Dado Dolabella

O ator foi acusado recentemente de agredir a sua namorada, Marcela Tomaszewski

| Autor: Gustavo Nascimento

Foto: Reprodução/Instagram/@dadodolabella

O ator Dado Dolabella, de 45 anos, foi acusado de agredir sua atual namorada, a modelo Marcela Tomaszewski, na última semana de outubro. A informação foi divulgada inicialmente por Rafaela Clemente, uma amiga de Marcela, e confirmada pelo advogado Diego Candido, que representava a defesa da modelo, mas acabou não se transformando em uma denúncia formal, já que Marcela recuou e sustentou a versão de que não foi agredida pelo ator. 

Contudo, essa não foi a primeira vez que Dado Dolabella foi acusado de agressão ou se envolveu em uma polêmica. Em evidência na TV desde 2001, quando interpretou o personagem Robson na oitava temporada de “Malhação”, o ator esteve no centro de uma confusão pela primeira vez já em 2003.

2003 - Briga com João Gordo

Na ocasião, Dado foi o convidado do programa de talk-show ‘Gordo à Go-Go’, conduzido pelo vocalista da banda punk Ratos de Porão, João Gordo. Com estilo de entrevista ácido, João Gordo, estava em alta naquele momento, sendo eleito no final daquele ano o “Melhor Entrevistador de Televisão” pelo Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Entre algumas das trocas de farpas durante o programa, Dado puxou uma maleta recheada de armas brancas, alertando que costumava se irritar com facilidade, até então em tom de brincadeira. Contudo, pouco tempo depois, após ser chamado de “playboyzinho de m*rda” por Gordo, o ator se revoltou e destruiu a mesa do cenário com uma machadada, o que elevou os ânimos da discussão. Com ofensas e armas na mão de ambos os lados, a situação precisou da intervenção de seguranças.

18 anos depois do acontecimento, em 2021, João Gordo explicou a sua versão da história durante sua participação no Flow Podcast. Ele afirmou que Dado recusou a van da MTV que o transportaria de sua casa até o estúdio e preferiu pegar um táxi, que parou no meio do caminho para comprar a maleta de ferragens usada para intimidá-lo.

“Ele foi lá numa ‘zoeira playboy’, não era para ter treta, eu acho! […] Eu virei o vilão da parada geral porque não mostraram na época, só foram mostrar anos depois. Então ninguém viu nada, ficaram só as notícias rolando, a mãe dele [Pepita Rodrigues] me xingando”, brincou o apresentador.

A resposta de Dado veio pouco depois, ao ser entrevistado no mesmo ano no Barbacast. Segundo o ator, a intenção era fazer com que Gordo provasse do próprio veneno ao provocá-lo. Ele ainda afirmou que não rejeitou o carro da MTV e que o interesse no conflito se deu após Gordo “esculachar” Wanessa Camargo, que namorava com Dado na época. 

“Eu sabia que o Gordo ia zoar, ele zoava geral. O programa dele era chamar as pessoas para ele ficar esculachando. Ele fez isso uma vez com a Wanessa Camargo, que na época era minha namorada. […] Quando ela foi no programa dele, a Wanessa saiu aos prantos. Ela me ligou e não conseguia nem falar, tava soluçando de chorar”, esclareceu.

2008 - Agressão a Luana Piovani

Em 2006, Dado Dolabella começou um romance com a também atriz Luana Piovani, que terminou de forma conturbada dois anos depois. No dia 22 de outubro de 2008, Dado e Luana Piovani tiveram uma discussão na boate 00, no Rio de Janeiro, que acabou com uma agressão por parte do ator contra a mulher. Câmeras de segurança registraram o momento em que Dado empurra Luana e, pouco depois, faz o mesmo com a camareira Esmeralda Honório, que tentou apartar a discussão.


Dado Dolabella e Luana Piovani. | Foto: Reprodução

Após a situação, Piovani denunciou o então namorado e pediu uma medida protetiva contra ele. No entanto, o processo judicial só teve fim em 2010, quando Dado Dolabella foi condenado em primeira instância a dois anos e nove meses de reclusão em regime aberto. Na época, o ator foi obrigado a participar de um grupo reflexivo de homens agressores e assistir a um vídeo sobre violência doméstica.

Recentemente, Luana Piovani contou a sua versão da história ao videocast "Acessíveis Cast", conduzido por Titi Müller e Marimoon. "Fui agredida numa época que não tinha rede social, não tinha hashtag, não tinha close maquiado falando 'mexeu com uma, mexeu com todas'. Fui espezinhada pela mídia e pelas pessoas. Só tive o apoio dos meus amigos mais próximos e da minha família. As pessoas faziam chacota do que eu tinha vivido", disse ela.

Dado, por sua vez, admitiu a agressão em uma declaração recente, feita no podcast "Papagaio falante", apresentado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, mas minimizou o grau de violência da ação.

"[O vídeo] mostrou o que realmente aconteceu, e que estava totalmente de acordo com o que eu estava falando: que não houve essa violência. A gente brigou. Estávamos os dois ali bêbados. Na hora de ir embora, eu falei: 'eu vou embora'. Ela pegou e meteu o dedo no braço, e eu falei: 'me solta'. Empurrei ela para lá. Ela caiu sentada no chão. Fui levantar ela, aí veio a camareira, que tentou me empurrar. Eu empurrei ela, nem vi que estava chegando perto de mim, empurrei [a camareira], que tropeçou na Luana, que levantou mais rápido que caiu e continuou me empurrando", explicou.

Para Dolabella, a atriz tem problemas não só com ele, mas também com outros homens famosos:

Acho que ela tem um problema com o masculino. Ano passado, acho que ela falou do Cauã, Loreto, Bruno Gagliasso, Santoro, do Scooby, de mim. Se você der um Google aí, tem tudo isso. Enfim, essa história para mim ficou há 20 anos [...] E hoje eu só vejo ela falando de polêmicas, falando dos outros. Desejo toda a felicidade do mundo para ela. Gente feliz não incomoda os outros.

Até hoje, a atriz faz campanha contra Dado Dolabella em suas redes sociais, se pronunciando a respeito de todas as acusações de violência contra mulher que o ator recebeu após o seu episódio.

2009 - Viviane Sarahyba

Um ano após agredir Luana Piovani, Dado se casou com a publicitária Viviane Sarahyba, prima da modelo Daniella Sarahyba. Devido às agressões de Dado contra a mulher, o casamento dos dois durou somente até 2010, mesmo ano em que nasceu João Valentim, o único filho do ex-casal. 


Dado e Viviane Sarahyba com o pequeno João Valentim. | Foto: AGNews

A revista “Veja” revelou detalhes que estão no pedido de separação de Dado e Viviane e que explicam o motivo do término. No documento, existem cartas de duas empregadas que trabalhavam na residência do casal descrevendo xingamentos, tapas e empurrões de Dado. Numa das brigas, em março de 2010, pessoas que trabalhavam na casa se assustaram com as agressões.

Ainda no pedido de separação, existe um relato de uma agressão ocorrida em 13 de agosto daquele mesmo ano. Segundo Viviane, ele teria ficado com Valentim, filho do casal, das 11h30m às 14h30m, na piscina, debaixo de sol forte. Quando ela tentava tirar a criança da água, sofria xingamentos e empurrões de Dado. 

Dado foi obrigado a ficar longe da casa da ex-esposa e, anos depois, foi condenado a penas alternativas por ameaçar a mulher. Ele cumpriu 1 ano e 15 dias de prisão em regime aberto.

Atualmente, Viviane prefere manter uma vida discreta ao lado de João Valentim e do seu atual companheiro, o ator Guilherme Fontes. 

"Ainda estou magoada. Prefiro preservar meu filho e não expor todos os detalhes do que aconteceu. Hoje, são os advogados que se falam. A gente não consegue mais ter um relacionamento. Justamente por não querer interferir na relação dos dois, tenho engolido sapos", disse ela à revista "Caras”, quando o garoto tinha apenas 10 meses de idade. 

2014 - Agressão nos bastidores da novela Vitória

Em 2014, Dado Dolabella saiu do elenco da novela Vitória, da Record, após ser acusado de agredir o produtor Carlos Henrique Andrade de Araújo durante as gravações em Curaçao. Assim como foi informado pela assessoria da emissora na época, as cenas já gravadas pelo ator foram ao ar, mas ele não foi substituído. 

Em entrevista ao site Ego, Dado negou a agressão, alegando que a confusão seria uma “intriga da oposição”. "Amo meus colegas de trabalho, os câmeras, os técnicos. A viagem foi incrível e não teve nenhuma confusão. Estou no melhor momento da minha vida profissional, pessoal e espiritual", declarou. 

Apesar da negativa do ator, o produtor Carlos Araújo registrou queixa de lesão corporal e ameaça contra Dado. Segundo depoimento, ele foi empurrado da escada e machucou o pé.

2018 - Prisão por não pagamento de pensão alimentícia 

O ator ficou preso em regime fechado por quase 60 dias por se recusar a pensão alimentícia de um de seus três filhos, Eduardo, fruto do relacionamento que teve com Fabiana Vasconcelos. A prisão do ator foi determinada pelo juiz Marco Antonio Cavalcanti de Souza, da 1ª Vara de Família de Bangu, em dezembro de 2017. No despacho, o magistrado informou que o alvará de soltura estava sujeito ao pagamento de R$196.397,54, referentes à pensão de julho de 2014 a maio de 2017.

No entanto, Dolabella só foi oficialmente preso no dia 5 de fevereiro de 2018 quando a Polícia Civil recebeu a informação de que o ator estaria hospedado em um apartamento em Moema, bairro da Zona Sul de São Paulo. Os oficiais prenderam o ator na calçada após três horas de abordagem. 

Agora em 2025, pouco depois de se separar de Wanessa Camargo [veja mais abaixo], o ator falou sobre o assunto em entrevista à revista Veja: “Preferi ficar dois meses preso do que pagar um valor que não era devido. Se eu devesse aquele valor, pagaria. Agora um dinheiro que não entrou, um dinheiro que não recebi, como posso pagar uma coisa que não entrou em relação a isso?”

Apesar do constrangimento causado pela prisão, Dolabella disse que não teria feito diferente. “Se eu tivesse feito diferente, não seria eu hoje. Tem um lá em cima que escreve melhor nossa história do que a gente. É pretensão minha querer escrever algo diferente do meu passado. Só tenho gratidão. Óbvio que tem coisas que me envergonho do que fiz, mas se não fosse aquilo, as dores, quedas e erros, eu não seria esse que sou hoje”, afirmou.

Ele ainda argumentou sobre a desigualdade de gênero, afirmando que as mulheres levam vantagem sobre os homens na atualidade. “Durante séculos o homem foi… Essa questão do patriarcado, do homem dominar a mulher, dela não ter vida, não votar, é um absurdo. E hoje sinto que a balança coloca a mulher acima do homem antes de chegar a uma equidade. Agora eu sinto que existe muito ódio, um sentimento de vingança, por causa de anos de repressão”, finalizou.

2020 - Relacionamento com a prima Marina Dolabella

O relacionamento entre Marina e Dado Dolabella começou no final de 2019 e durou apenas 7 meses, terminando mais uma vez de forma conturbada. Em 2020, ela registrou um boletim de ocorrência contra o ator, além de afirmar ter sofrido agressões físicas e verbais durante o tempo em que estiveram juntos. Na época, a Justiça concedeu uma medida protetiva que proíbe qualquer tipo de contato entre os dois.


Dado Dolabella ao lado da sua prima Marina. | Foto: Reprodução

Segundo informações do jornalista Paulo Mathias, Dado Dolabella foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão em regime aberto por agressões à prima. A defesa de Dado Dolabella, representada na época pela advogada Fernanda Tripode, disse que Marina agrediu o artista e o laudo médico apresentado foi feito em “desconformidade”.

2024 - Dani Souza revela agressão no reality show “A Fazenda”

Dado Dolabella foi o campeão da primeira edição do reality show “A Fazenda”, realizado em 2009, mas uma informação revelada no último ano poderia ter feito com que os rumos do programa fossem totalmente diferentes. Segundo Danielle Souza, que participava do programa “Pânico na Band” como a Mulher Samambaia, ela teria sido agredida com um chicote pelo ator durante o A Fazenda.


Dani Souza durante sua participação no "A Fazenda". | Foto: Divulgação
.
“Teve uma das festas que a gente se caracterizava, acho que o Dado estava de caubói, com um chicote na mão e ele bateu embaixo da minha perna e cortou. Eu fiquei muito brava porque ele acabou com a minha noite”, disse ela em entrevista à Kerline Cardoso no Splash Encontra.

A Mulher Samambaia destacou que ninguém falou nada na época e a situação passou batida. “Na época, a gente sabia que tinha algumas regras, que se batesse em outro participante você seria expulso, enfim… não deu em nada, eu fiquei com aquela mancha horrível na minha perna [...] “O chicote dói demais, foi horrível… Ninguém falou nada e passou”, disse Dani Souza.

2025 - Término com Wanessa Camargo 

Neste ano, o namoro de Wanessa Camargo e Dado Dolabella acabou pela terceira vez, o que levantou suspeitas de que alguma agressão teria motivado o término da relação, dado o histórico do ator. Informações apontavam para uma suposta agressão de Dado após uma crise de ciúmes por conta de interações de Wanessa com o cantor Luan Pereira, de 22 anos, em uma confraternização dos participantes do "Dança dos Famosos", quadro do "Domingão com Huck", da TV Globo.

Wanessa foi às redes sociais esclarecer que Dado não a agrediu, mas que realmente teve uma crise de ciúmes. Além disso, ela confirmou o fim do relacionamento. Segundo ela, o motivo do término foi a falta de planos do ator, que não atua há algum tempo e também não investe na carreira musical, o que deixou Wanessa desmotivada com a relação.


Dado Dolabella e Wanessa Camargo. | Foto: Reprodução

Os dois namoraram pela primeira vez entre 2000 e 2002, voltando a ficar juntos entre setembro de 2003 e dezembro de 2004, uma fase marcada por idas e vindas e brigas públicas divulgadas na mídia da época. Após o término, a cantora conheceu o empresário Marcus Buaiz, com quem ficou casada por 15 anos, entre 2007 e 2022, e teve dois filhos: José Marcus, de 12 anos, e João Francisco, de 10.

Em 2022, os dois reataram a paixão do início dos anos 2000, mas não conseguiram sustentar a relação por muito tempo. 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas