NotíciasExclusivasTempestades históricas nos EUA: Nevascas, apagões e voos cancelados

Tempestades históricas nos EUA: Nevascas, apagões e voos cancelados

Tempestade histórica que atingiu os EUA causou diversos transtornos para os cidadãos locais

| Autor: Redação - Varela Net
Tempestades históricas nos EUA: Nevascas, apagões e voos cancelados

Foto: Reprodução

O início de 2026 ficou marcado pela chegada de uma tempestade histórica que atingiu os Estados Unidos. Em diversas regiões do país, os termômetros chegaram a medir uma temperatura de 22 °C abaixo da média, com sensações térmicas de 29 e 34 °C negativos, temperaturas semelhantes às da Antártida. Em algumas regiões do Nordeste e nas planícies americanas, o acúmulo de neve chegou aos 50 centímetros, em outras regiões, diversas residências ficaram sem energia. No último domingo (1°), mais de 1.200 voos foram cancelados em território americano, por conta da tempestade que causou acúmulos de pelo menos 30 centímetros de neve.

O leste do país foi atingido por duas grandes tempestades em um período de duas semanas, o que aumenta as demandas sobre as redes de energia por conta dos sistemas de aquecimento, essa pressão resulta em frequentes quedas de energia, causadas principalmente por conta do gelo. Durante essa semana, cerca de 178 mil residências localizadas principalmente em Mississípi, Tennessee, Flórida e Louisiana enfrentaram apagões, muitas dessas regiões permaneceram sem energia desde a semana passada, quando uma tempestade de gelo derrubou as linhas de transmissão.

Na Carolina do Norte, a tempestade recorde provocou mais de mil colisões, com duas mortes. Em todo estado, mais de 10 mil residências enfrentam falta de abastecimento de energia elétrica. Josh Stein, governador local, afirmou em uma entrevista coletiva que as estradas seguem perigosas e irão permanecer assim durante a semana. O fenômeno impossibilitou viagens em estradas e pontes, montes de neve formados pelas tempestades bloquearam passagens e isolaram bairros inteiros, dificultando o deslocamento de viaturas e veículos de emergência. Algumas cidades registraram a maior nevasca em décadas, enquanto ainda se recuperavam da última tempestade, que atingiu o estado na última semana.

Conforme o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, diversas regiões registraram temperaturas mínimas históricas, na Flórida, as temperaturas chegaram a -5 °C pela primeira vez em 90 anos. A previsão é de mais frio intenso. As mortes diretamente relacionadas com a sequência de tempestades envolvem casos de hipotermia e acidentes de trânsito. Balanços dos governos estaduais e da imprensa indicam que também há ocorrências com trenós, quadriciclos e equipamentos para remoção de neve. Em Nova York, o prefeito afirmou que mais de dez pessoas foram encontradas mortas ao ar livre devido à exposição ao frio extremo. 

Em algumas regiões, como no Novo México, foi registrado um acúmulo de quase 80 centímetros de neve, na região norte do estado de Nova York, o acúmulo chegou aos 76 centímetros, e em Boston, moradores tiveram que retirar um acúmulo de 58 centímetros. Os estados da região sul, que estão menos acostumados com o frio, registraram níveis perigosos de gelo, o que resultou no bloqueio de muitas estradas e no corte de energia em diversas localidades. Especialistas afirmam que há estudos que associam as temperaturas extremas às mudanças climáticas.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas