NotíciasSaúdeSurto de influenza deixa postos de saúde de Salvador lotados

Surto de influenza deixa postos de saúde de Salvador lotados

UPA dos Barris teve fila imensa. Secretaria Municipal de Saúde pede que população continue o uso da máscara

| Autor: Marcos Valença

Foto: Domingos Junior / Varela Net

Com o aumento significativo nos casos de influenza (H3N2) na capital baiana e a procura no número de testes para Covid-19 (novo coronavirus), os postos de saúde de Salvador ficaram lotados na manhã desta segunda-feira (13).

Muitos pacientes se concentraram no gripário do bairro dos Barris, no centro da cidade, único local que está realizando o teste para detecção de Covid-19. Em outros locais, a demora para realizar a triagem chega a mais de seis horas, segundo relatos feitos por pacientes em entrevista à TV Itapoan Record.

Até o momento, já foram registradas 56 ocorrências de influenza no município. Diante disso, a SMS, por meio de nota oficial, alertou sobre a importância de manter a utilização da máscara para evitar a disseminação da transmissão viral na capital baiana. A medida é uma das ações da pasta para conter o avanço de um surto de gripe na cidade.A imunização é outra importante estratégia de contingência. 

“É bom lembrar que a utilização da máscara evita tanto a transmissão da Covid-19 quanto da gripe. Estamos com um aumento considerável de ocorrências de influenza e o uso da máscara já se revelou uma prática importante para conter a transmissibilidade viral”, explicou Adielma Nizarala, médica infectologista.

A especialista alertou ainda para importância da imunização, uma vez que a vacina da gripe faz parte do calendário básico. Na última semana, o município recebeu 19.440 novas doses da vacina contra influenza para intensificar a estratégia na cidade. A mobilização está aberta para os grupos prioritários da campanha: trabalhador da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 16h. É preciso apresentar o documento de RG ou levar o cartão de vacinação, para mais informações acesse: saude.salvador.ba.gov.br.

“A imunização é a melhor forma de quebrar a cadeia de transmissão da influenza. As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de referência para proteger os grupos prioritários. Então, estamos fazendo uma convocação para todas as pessoas que ainda não se imunizaram para comparecer aos postos”, afirmou Adielma. 

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número que corresponde a 58% de cobertura do público alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

Desde o mês de novembro, Salvador registra o aumento dos casos de Influenza. Em razão disso, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta, no início deste mês, quanto à necessidade de intensificar as ações de acompanhamento dos casos suspeitos da Síndrome Respiratória Grave (SRAG).

Tags

Notícias Relacionadas