Índia confirma que 100 pessoas estão de quarentena graças ao vírus Nipah
Vírus é tratado como prioridade de pesquisa pela OMS, devido ao risco de uma nova pandemia

Foto: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA
O governo da Índia confirmou cinco casos de pacientes infectados com o vírus Nipah. Podendo causar quadros graves em humanos, o Nipah é considerado letal e segue com acompanhamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, quase 100 pessoas estão de quarentena para evitar uma maior contaminação.
Primeiramente, o Nipah tem uma transmissão com o consumo de alimentos contaminados, mas pessoas infectadas transmitem para outras. Similar a Covid-19, os sintomas do vírus são dor de cabeça, febre, dor muscular, dor de garganta e vômitos. Além disso, é comum que o paciente sinta tontura, sonolência, consciência alterada e sintomas neurológicos.
Uma das principais preocupações acerca do vírus é desenvolver encefalite, que podem levar a convulsões e comas entre 24h a 48h. 14 dias podem separar o início dos sintomas e a infecção em si. A taxa de letalidade pode chegar a 75% dos casos.
Até então, não existe tratamento ou vacina contra o vírus Nipah. A pesquisa sobre o vírus é tratada como prioritária pela OMS, visto o risco de causar uma futura pandemia.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


