NotíciasSaúdeOMS diz que pandemia de Covid-19 e emergência global não acabaram

OMS diz que pandemia de Covid-19 e emergência global não acabaram

Para especialistas, a doença está "provavelmente em um ponto de transição"

| Autor: Redação

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Três anos depois da eclosão do surto da covid-19, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anuncia que a crise continua sendo uma emergência global e que não está no momento de declarar o fim da pandemia.

Eliminar o vírus passou a ser "altamente improvável", diz a entidade, embora a crise esteja em um momento de "transição", informa o colunista Jamil Chade, do portal UOL.

Na última sexta-feira (27), alguns dos principais especialistas do mundo se reuniram para avaliar se a crise poderia ser declarada como encerrada. Em três anos, o FMI estima que a emergência gerou perdas de US$ 13 trilhões.

Nesta segunda-feira, depois de avaliar a resposta dos especialistas, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyeus, indicou que "concorda com o conselho oferecido pelo Comitê de Emergência a respeito da pandemia em curso e determina que o evento continua a constituir uma emergência de saúde pública de preocupação internacional".

Para os especialistas, a Covid-19 está "provavelmente em um ponto de transição". Mas essa situação exigirá que governos "naveguem cuidadosamente para mitigar as potenciais consequências negativas".

Em seu discurso diante do comitê, Tedros indicou que a semana marca o terceiro aniversário da determinação da covid-19 como uma emergência.

"Enquanto o mundo está em melhor posição do que estava durante o pico da transmissão da ômicron um ano atrás, mais de 170 mil mortes relacionadas à covid-19 foram relatadas globalmente nas últimas oito semanas", disse Tedros Ghebreyeus.

Tags

Notícias Relacionadas