NotíciasSaúdeSecretaria de Saúde faz monitoramento para evitar novos casos de cólera

Secretaria de Saúde faz monitoramento para evitar novos casos de cólera

Decisão foi tomada após registro da doença em Salvador

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Sesab

No último sábado (20), o primeiro caso de cólera depois de 18 anos foi registrado no Brasil. Um paciente de 60 anos, da cidade de Salvador, foi diagnosticado com a infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio Cholerae.

De acordo Ana Paula Matos a vice-prefeita de Salvador e secretária de Saúde municipal, equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Salvador, analisaram o caso juntamente ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e com a saúde de Camaçari, por conta do fato de que o paciente trabalha no município.

“Estamos [acompanhando] sim. Esse caso foi identificado numa instituição privada. Imediatamente, o nosso CIEVS, que é quem acompanha essas situações, foi notificado. A gente entrou em contato com o Lacen Estadual, que faz a avaliação. Identificado o caso como positivo entramos em contato com o Ministério da Saúde. Neste caso, são duas cidades envolvidas, pois ele [o paciente] mora em Salvador, mas passa boa parte do seu dia, talvez a maior parte produtiva em Camaçari. Então, por isso, não é nossa responsabilidade ter a coordenação disso, nem de Salvador nem de Camaçari, é do Estado”, explicou a vice-prefeita.

Ana Paula Matos concluiu explicando que foi um caso isolado. “O ministério fez uma reunião esta semana com o estado e com os municípios e emitiu uma nota inicialmente informando que era um caso isolado. Foi feita a avaliação da água da residência dele. Vendo que estava tudo tranquilo, estão vendo agora nos outros espaços familiares dele e de trabalho se existiria alguma outra forma suspeita de contaminação [...]”.

Tags

Notícias Relacionadas