NotíciasSaúdeNúmero de mortes por dengue na Bahia sobe para 20

Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 20

Vigésimo óbito foi confirmado pela Sesab nesta sexta-feira (22)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/GovBR

Subiu para 20 o número de mortes por dengue registradas na Bahia. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira (22). Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue. Outros 34 estão em risco e 7 em alerta.

Ainda de acordo com a Divep, 73.310 casos prováveis da doença até o dia 21 de março de 2024 foram notificados, com uma taxa de letalidade de 1,5. A Bahia possui um dos menores índices de letalidade por dengue em todo o país, segundo informações da Sesab. A média nacional é de 3,09%.

Os 20 óbitos confirmados foram registrados em 12 cidades baianas. Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).

Ações para combater a transmissão da doença

A Sesab recomendou que os municípios baianos ampliassem o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue, além de instalar unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário.

Na capital baiana, a Secretaria Municipal de Saúde se juntou ao Exército para combater o Aedes aegypti, agente transmissor também da zika e chikungunya. A força militar se junta aos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, repassando orientações preventivas para a população dentro e fora dos quartéis.

Tags

Notícias Relacionadas