NotíciasSaúdeFeira de Santana registra seis casos de nova variante da dengue

Feira de Santana registra seis casos de nova variante da dengue

Prefeito Colbert Martins fez uma apelo à população para cumprir os cuidados sanitários

| Autor: Redação

Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

O Laboratório Central da Bahia (Lacen) confirmou seis casos de uma nova variante da dengue tipo 2, chamada Cosmopolita II, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. 

O prefeito de Feira, Colbert Martins (MDB), afirmou que se reuniu com uma equipe do Lacen nesta quinta-feira (9), para discutir os casos da nova variante no município. 

“Tem uma nova cepa aqui em Feira de Santana, com seis casos identificados de 8 que tem na Bahia. Nós não sabemos como é que chegou aqui e tem em Camaçari. Mas, isso significa como se fosse a Ômicron  para a covid-19. Não temos ideia ainda dessa variante genômica, da gravidade que ela pode provocar, se situações como hemorragias nasais, da boca e internas, que os casos graves de dengue podem provocar. E não sabemos ainda se esses casos vão evoluir para isso, mas quando se tem uma mudança de genoma, significa que esse vírus pode provocar qualquer situação mais difícil", disse Colbert em entrevista ao Acorda Cidade.

O gestor municipal também informou que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) já se reuniu com equipes da Vigilância Epidemiológica, agentes de endemias, Núcleo Regional de Educação (NRE) e outros departamentos, para iniciar procedimentos de combate. 

“Os pacientes não estão internados, duas dessas pessoas foram procuradas porque estavam em uma casa e depois não foram mais encontradas, e neste momento nós não temos certeza se essa mudança, essa alteração genômica do vírus, é mais fatal. O vírus sofreu uma mutação e alguma coisa ele pode provocar de mais grave. Estamos fazendo a investigação”, explicou o prefeito.

Por fim, Colbert pediu para que os cuidados sanitários sejam exercidos pela população. 

“Está chovendo, e a quantidade de vezes que se acumula água em cocos, cascas de ovo, tampilhas, nas ruas em plásticos, o mosquito se reproduz. Se não tomarmos cuidado conosco, esses vírus irão se reproduzir, porque o Aedes Aegypti está transmitindo. Plantinhas em casa, se acumulam água, o vírus pode estar ali, porque o mosquito vai estar também. Então dependemos muito do cuidado das pessoas em suas próprias casas, no comércio e local de trabalho”, pontuou o prefeito.  
 

Tags

Notícias Relacionadas