NotíciasPolíticaMoraes será relator de ação sobre varíola dos macacos contra Bolsonaro no STF

Moraes será relator de ação sobre varíola dos macacos contra Bolsonaro no STF

Ministro do STF, Alexandre de Moraes será o responsável pela análise da ação movida contra Bolsonaro ajuízada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB)

| Autor: Redação

Foto: Rosinei Coutinho / STF

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação ajuízada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação movida pela sigla cobra um plano de atuação do chefe do Planalto referente à váríola dos macacos. 

A ação também prevê a autorização para que estados e municípios adotem planos de vacinação, com a imunização compulsória dos grupos de risco. A exigência de um 'passaporte sanitário', nos moldes do utilizado durante a pandemia do novo coronavírus, também é citado na ação. 

Na última semana, durante sua participação no Flow Podcast, o presidente chegou a insinuar, em tom irônico, que a varíola dos macacos teria ligação com relações homossexuais. Na ocasião, ele 'brincou' com a fala do entrevistador, que defendeu a vacinação contra a doença. “Tenho certeza que você vai tomar. Tu não me engana. Tu vai tomar”, disse aos risos. O PSB também pede que o governo federal não divulgue informações falsas ou incertas acerca da doença. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental foi assinada pelo deputado federal Professor Israel Batista (PSB-DF).

“Apesar da disseminação da varíola dos macacos, há total inércia por parte da União Federal sobre o tema, inexistindo, até o presente momento, um Plano Nacional eficiente e operacional, endossado por autoridades sanitárias e científicas, no intuito de coordenar esforços contra a potencial epidemia de Monkeypox. Aliás, frise-se que, nesse sentido, o Governo Federal determinou, inclusive, o fechamento da Sala de Situação para monitoramento da monkeypox”, diz o texto da ação. 

Moraes, visto como algoz do presidente Jair Bolsonaro por alguns apoiadores do atual governo, também assumirá, na terça-feira (16), a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização e realização das eleições.

Leia mais

Bolsonaro fala de vacina da varíola dos macacos e faz piada vista como homofobia

Tags

Notícias Relacionadas