Lula revela se será candidato à reeleição: 'Só perco para mim mesmo'
Presidente se movimenta nos bastidores visando à eleição

Lula sorrindo em frente a bandeira do Brasil |Foto: Ricardo Stuckert
Dentro do Congresso Nacional, parlamentares de centro e direita estão em dúvidas se o atual presidente do Brasil, Lula, irá desistir de concorrer à reeleição em 2026, diante de um cenário eleitoral desafiador e sua idade bastante avançada.
Entretanto, em conversas com ministros do partido e aliados próximos, o petista deixou claro sua intenção de disputar a corrida para o palácio: "Vou disputar 2026. E só perco essa eleição para mim mesmo", declarou Lula, de 79 anos, em reunião recente com a cúpula do PT.
Com essa afirmação, o presidente descarta seguir o exemplo de Joe Biden, nos Estados Unidos, e de Alberto Fernández, que renunciou à tentativa de reeleição na Argentina.
Segundo informações do Metrópoles, Lula não demonstra nenhuma preocupação com pesquisas que apontam descontentamento em relação ao seu governo. A avaliação é que a reprovação não atinge sua imagem pessoal. Além disso, Lula e seu governo acreditam que até outubro de 2026, a economia apresente melhoras, com aumento de investimentos e geração de empregos.
Por conta disso, já há indícios de que Lula se movimenta nos bastidores visando a eleição. Um deles é o esforço para aliar-se ao MDB, buscando apoio. Enquanto Michel Temer e Ricardo Nunes resistem a apoiá-lo, nomes como Renan Filho e Jader Barbalho, que ocupam cargos no governo, já abraçam o projeto de reeleição.