NotíciasPolíticaCâmara dos Deputados derrota medida provisória do governo Lula feita após a derrubada do IOF

Câmara dos Deputados derrota medida provisória do governo Lula feita após a derrubada do IOF

A medida provisória precisava ser aprovada na Câmara e no Senado até hoje

| Autor: Redação - Varela Net
Parlamentares na Câmara dos Deputados

Parlamentares na Câmara dos Deputados |Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (8), a Câmara dos Deputados deixou a medida provisória que aumentava tributos e previa um impulso na arrecadação perder a validade. A medida provisória precisava ser aprovada na Câmara e no Senado até hoje, pois o texto perderia validade nesta quinta (8).

O texto foi apresentado em julho pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma alternativa ao decreto presidencial que havia elevado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em diversas transações, medida que gerou forte reação política e acabou sendo revogada. O governo publicou a medida provisória como uma versão mais flexível do decreto inicial.

Ainda assim, o gesto do governo não foi suficiente para convencer a maioria do Congresso. O argumento da oposição é de que o governo deve atingir a meta das contas públicas cortando gastos, e não aumentando alíquotas de tributos.

A MP não chegou a ser votada no conteúdo da proposta, já que a maioria dos deputados havia aprovado a retirada do texto da pauta da Câmara. O placar foi de 251 a 193. 

Tags

Notícias Relacionadas