Polícia Civil realiza operação integrada contra organização criminosa do Rio de Janeiro
Mais de 90 mandados de prisão foram cumpridos em Salvador, interior da Bahia e no Ceará

Foto: Fotos e vídeos: Filipe Conceição e Tony Silva.
A Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (4), tem como objetivo desarticular o núcleo armado e financeiro da ramificação de uma organização criminosa do Rio de Janeiro com base na Bahia. Mais de 90 mandados judiciais foram cumpridos em quatro bairros de Salvador (Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca), Região Metropolitana (RMS), interior do estado e em alguns pontos do Ceará. A operação contou com 31 prisões e 46 mandados de busca e apreensão.
Além das ações realizadas pela Polícia Civil e militares com os cumprimentos dos mandados de prisão e busca e apreensão, foi realizado o pedido de bloqueio judicial, já deferido pela Justiça, de 51 contas bancárias. Os alvos da Operação Freedom são responsáveis por homicídios e pela expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades. A partir dos resultados, o DHPP prevê a elucidação de ao menos 30 assassinatos ocorridos em Salvador.
A operação tem o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A "Freedom" também visa enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos utilizados para manter o domínio territorial e a prática de homicídios.
Mais de 400 policiais civis e militares participam das ações, que contam com equipes do DHPP, além dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), com os apoios do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
A Polícia Militar emprega guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), dos Batalhões de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), de Polícia de Choque (BPChoque), de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (Gemeos), Apolo, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Esquadrão Águia, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo), além das Rondesp Central, Atlântico, BTS.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


