NotíciasMundoIsrael aprova acordo de paz e fim do conflito fica cada vez mais próximo

Israel aprova acordo de paz e fim do conflito fica cada vez mais próximo

O Hamas já havia concordado com a proposta

| Autor: Redação - Varela Net
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel |Foto: Nir Elias/Pool

O Gabinete de Israel aprovou, nesta quinta-feira (9), o acordo de paz que põe fim à guerra na Faixa de Gaza. A votação por parte do governo israelense era o estágio final para que o plano entrasse em prática, já que o Hamas já havia concordado com a proposta.

Segundo o chefe da delegação do Hamas, Khalil al-Hayya, Israel concordou em encerrar a guerra de forma definitiva, afirmando ter recebido garantias dos EUA, Catar, Egito e Turquia de que Israel cumprirá os pontos do acordo. Contudo, o gabinete de Netanyahu, primeiro-ministro israelense, cita apenas a concordância sobre a primeira fase do acordo.

Ainda não é possível saber todos os detalhes que envolvem a negociação. Inicialmente, está prevista a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos, além da retirada gradual das tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) da Faixa de Gaza. Com a trégua, a entrada de ajuda humanitária no enclave palestino também deverá ser facilitada.

O acordo de paz para Gaza foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 29 de setembro, e aceito pelos lados envolvidos no conflito. Com isso, delegações de Israel e Hamas passaram a discutir detalhes da proposta no Egito, em negociações que contaram com a mediação do Catar e Turquia.

Tags

Notícias Relacionadas