Processo de cassação de Carla Zambelli só será discutido em setembro na Câmara dos Deputados
Condenada pelo STF, deputada ganha tempo enquanto CCJ aguarda depoimentos e parecer do relator

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Mesmo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão e à perda do mandato, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ganhou mais tempo na Câmara dos Deputados. O processo que trata da cassação de seu mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) só deverá ser analisado em setembro.
Segundo revelou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), afirmou que a tramitação segue os prazos regimentais e que o processo ainda não pode avançar porque testemunhas e a própria Zambelli precisam ser ouvidas.
Inicialmente, havia a expectativa de que a matéria fosse apreciada logo no início de agosto, com o fim do recesso parlamentar. No entanto, o relator do caso, Diego Garcia (Republicanos-PR), ainda não apresentou seu parecer — etapa essencial para que o colegiado possa votar.
Uma reunião entre Azi e Garcia está marcada para terça-feira (5), quando os dois devem discutir o calendário para os próximos passos do processo. Até lá, a deputada segue em liberdade provisória na Itália, onde foi presa recentemente, enquanto o desfecho político de seu caso continua indefinido.