NotíciasJustiçaMP denuncia ex-diretora de presídio em Eunápolis apontando envolvimento em diversos crimes

MP denuncia ex-diretora de presídio em Eunápolis apontando envolvimento em diversos crimes

Diretora estaria envolvida com facções, corrupção e romance com preso

| Autor: Redação - Varela Net
Joneuma em foto para a corporação

Joneuma em foto para a corporação |Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia apresentou uma denúncia contra a ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, na qual liga a sua atuação e de outros envolvidos na fuga de 16 detentos da cela 44, ocorrida no final do ano de 2024. 

Os autos apontam que a intermediação de Joneuma nas atividades criminosas da facção Primeiro Comando de Eunápolis teria rendido à mesma cerca de R$ 1,5 milhão, como forma de benefício pela facilitação da fuga, além de regalias e omissão diante das práticas criminosas dentro da unidade. 

Joneuma também era amante de Ednaldo "Dada", líder do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e planejavam fugir para o Rio de Janeiro, onde ficariam sob proteção do Comando Vermelho (CV), facção aliada à organização baiana. 

Já para participar das atividades criminosas, Joneuma utilizava uma falsa identidade - conhecida como Barbara Thais de Jesus Ramos. Em sua posse, foram encontrados documentos, anotações, telefones e também comprovantes de compras que ligam a diretora ao fluxo financeiro do grupo. 

A denúncia do MP descreve um esquema complexo, com divisão de tarefas clara entre os detentos, a liderança da facção e servidores públicos corrompidos. Grávida, Joneuma foi presa, no dia 24 de janeiro deste ano. O bebê nasceu prematuro e segue com ela na cela, no Conjunto Penal de Itabuna, na mesma região do estado.

Tags

Notícias Relacionadas