NotíciasJustiçaMinistros do STF formam maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu em processo de coação

Ministros do STF formam maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu em processo de coação

Alexandre de Moraes, relator do caso, foi o primeiro a registrar voto

| Autor: Redação - Varela Net
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro |Foto: Brenno Carvalho/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (14), os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação contra a Suprema Corte durante o julgamento do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Alexandre de Moraes, relator do caso, foi o primeiro a votar e aceitou a denúncia contra o parlamentar.

Segundo o ministro, Eduardo Bolsonaro "insistiu na estratégia de ameaçar gravemente os ministros do Supremo Tribunal Federal, inclusive alardeando a possível aplicação das sanções aos demais ministros da Primeira Turma, órgão colegiado competente para julgar a AP 2.668/DF, para favorecer seu pai, Jair Messias Bolsonaro".

Para Moraes, “há prova da materialidade e indícios razoáveis e suficientes de autoria nas condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro”. O ministro aceitou a denúncia nos termos do artigo 344 do Código Penal, que tipifica o crime de coação no curso do processo, que ocorre ao usar violência ou grave ameaça para influenciar o curso de um processo judicial, policial, administrativo ou arbitral. 

Moraes explica também que essa grave ameaça contra os magistrados do Supremo se materializou pela "articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos", como a aplicação de tarifas de exportação ao Brasil, a suspensão de vistos de entradas de diversas autoridades brasileiras nos EUA e a aplicação dos efeitos da Lei Magnitsky contra o próprio Alexandre de Moraes.

Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o voto de Moraes. A ministra Cármen Lúcia, por sua vez, ainda não votou. Luiz Fux, que esteve no julgamento de Jair Bolsonaro pela trama golpista, migrou para a Segunda Turma do Supremo.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas