NotíciasExclusivasBahia e Vitória se reencontram em último Ba-Vi da temporada vivendo momentos distintos

Bahia e Vitória se reencontram em último Ba-Vi da temporada vivendo momentos distintos

Leão não vence o Esquadrão desde o ano passado, quando venceu o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano por 3x2

| Autor: João Victor Viana
Wagner Leonardo sendo marcado por Everton Ribeiro, na final do Campeonato Baiano de 2024, última vitória do Rubro-Negro

Wagner Leonardo sendo marcado por Everton Ribeiro, na final do Campeonato Baiano de 2024, última vitória do Rubro-Negro |Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Salvador vai parar para assistir a mais um Ba-Vi, o último da temporada. Nesta quinta-feira (16), às 21h30, Bahia e Vitória se enfrentam pela Série A do Campeonato Brasileiro, em um dos clássicos mais tradicionais do futebol nacional. O duelo marca o 504º encontro entre os rivais, que dividem não só os postos de times mais importantes do nordeste, mas também a paixão e a história de uma das rivalidades mais antigas do país.

O Bahia chega confiante após vencer o Flamengo na última rodada do Brasileirão. Apesar de uma sequência de oscilações, com derrotas para Vasco e Botafogo, mas triunfos sobre os líderes do Campeonato jogando em casa, contra Palmeiras e Flamengo, ambos por 1x0. Ainda assim, o Tricolor se encontra na 6ª posição com 43 pontos e uma sequência de jogos sem perder do maior rival.

Já o Vitória vive um momento de dúvida. Lutando contra o rebaixamento, o Rubro-Negro vem mostrando sinais de evolução com o novo comandante Jair Ventura. Desde que ele assumiu, são três jogos, com duas derrotas e uma vitória, esta contra o Ceará, no Barradão. Apesar das derrotas, a torcida gostou da postura do time nas partidas contra o Grêmio e Vasco. O Leão encara o clássico como uma oportunidade de afirmação, tanto para voltar a vencer o maior rival quanto para somar pontos importantes e se afastar da parte de baixo da tabela.

Além da grande rivalidade, o jogo traz um peso simbólico que vai além das posições na tabela. Cada Ba-Vi é uma batalha à parte, marcada por emoção, provocação e história. Desde o primeiro Ba-Vi, em 1932, o clássico se transformou em um dos maiores do futebol brasileiro, recheado de viradas, como o inesquecível 3x2 na final do Campeonato Baiano de 2024, onde o Bahia abriu 2x0 aos 18 minutos do segundo tempo, mas viu o Barradão vir abaixo com o gol da virada de Iury Castilho aos 53 minutos de partida. Além de partidas emocionantes, o clássico também é marcado por goleadas, como o 5x1 na inauguração da Arena Fonte Nova, o 7x3 na primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2013. Já pelo lado do esquadrão, como esquecer o 10x1 aplicado no maior rival? Além de duelos inesquecíveis, como o 6x5 de 2007, que o Rubro-Negro saiu vencedor em partida válida pelo quadrangular final do Campeonato Baiano daquele ano.

No retrospecto geral, o Esquadrão leva a melhor, com 196 triunfos, contra 153 do Vitória, além de 154 empates. No último encontro, o Tricolor levou a melhor e venceu o Leão por 2x1, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2025.

O certo é que, seja pela história, pela emoção ou rivalidade, Ba-Vi é sempre mais do que um jogo. É um capítulo à parte do futebol brasileiro, onde o passado entra em jogo, o presente importa e o futuro pode mudar em 90 minutos.

Tags

Notícias Relacionadas