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Fiscalização com multas na Orlando Gomes e Pinto de Aguiar começa neste sábado

Limite de velocidade em ambas as vias caiu de 70 km/h para 60 km/h

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Transalvador

Começa a valer neste sábado (15) a fiscalização com multas para condutores que excederem o limite de 60 km/h de velocidade nas avenidas Orlando Gomes e Professor Pinto de Aguiar, em Salvador. A mudança foi anunciada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) desde o dia 13 de março, em caráter educativo. Até esta sexta-feira (14), a velocidade permitida é de 70km/h em ambos locais.

Transitar em velocidade acima do permitido é uma infração prevista no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Se a penalidade for considerada entre grave a gravíssima, a multa pode chegar a R$ 880,41 —caso o condutor exceda em mais de 50% a velocidade máxima.  

Segundo o superintendente da Transalvador, Décio Martins, 9 mil motoristas ultrapassaram a velocidade na Pinto de Aguiar neste período de teste.

A readequação integra um projeto que a pasta elaborou para reduzir o número de acidentes graves na capital. A iniciativa foi concebida em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

Velocidade média menor

Um levantamento mais recente realizado por consultores da Iniciativa Bloomberg constatou, a partir de registros feitos pelos radares da Transalvador, que a velocidade média de tráfego de veículos na av. Orlando Gomes é de 47 km/h, enquanto na Pinto de Aguiar é de 44 km/h, portanto, inferiores aos 60 km/h. Por dia, transitam aproximadamente 10 mil veículos pela Orlando Gomes, somente no sentido Paralela, e 9 mil automóveis no sentido Orla. Na Pinto de Aguiar o fluxo diário chega a cerca de 6 mil automóveis com destino à Orla e 14 mil veículos no sentido Paralela.  

Para Decio Martins, as mudanças propostas pelo projeto visam proteger, sobretudo, os mais vulneráveis, como os pedestres. “A alteração na velocidade máxima visa readequar o fluxo ao comportamento das vias. São dois trechos com escolas, estabelecimentos comerciais, grande fluxo de pedestres, aliado a isso, percebemos que os condutores trafegam pelo local, em média, com velocidades menores que 60 km/h. Então fizemos essa adaptação, que é adequada às vias e visando, principalmente, reforçar a segurança viária”, explica o superintendente.  

Mais vidas preservadas 

Desde 2019, todos os 12 locais que tiveram as velocidades máximas readequadas apresentaram reduções no número de vítimas no trânsito. O caso de maior destaque é a av. Joana Angélica, no centro da cidade, que teve a velocidade reajustada em dezembro de 2020 e apresentou uma redução de 71% nas vítimas, passando de 14 para 4 após a mudança.  

A av. Luís Eduardo Magalhães, que teve a velocidade máxima readequada em janeiro de 2020 para 70 km/h, foi a via que apresentou a maior queda em números absolutos. Nos 24 meses anteriores à alteração a Transalvador registrou 108 vítimas em decorrência de acidentes na via, contra 59 vítimas nos 24 meses após a redução. 

“Nossos técnicos e agentes têm constatado, a partir de análises e estudos, que essas readequações reforçam a segurança viária da capital. Essa é uma tendência internacional que tem resultado em vidas preservadas na cidade”, afirma Decio Martins.

Perigos 

A velocidade é um fator de risco que contribui tanto para a ocorrência de um acidente de trânsito, como para a severidade do mesmo. De acordo com um relatório da World Resources Institute (WRI), um atropelamento a uma velocidade de 60km/h, equivale a aproximadamente uma queda do 6º andar e 98% de chance de o pedestre vir a óbito. Por isso que, segundo Organização Mundial de Saúde – OMS, a velocidade é a principal causa de acidentes de trânsito que resultam em mortes e ferimentos graves, especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil.
 

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