Notícias
Saúde
No dia em que completaria 92 anos, Elsimar Coutinho ganha homenagens no Ceparh

No dia em que completaria 92 anos, Elsimar Coutinho ganha homenagens no Ceparh

Prefeitura de Salvador criou o Dia Municipal do Planejamento Familiar como forma de homenagear o médico, referência em reprodução humana e planejamento familiar

| Autor: João Grassi*

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

Mundialmente conhecido, o médico e cientista baiano Dr. Elsimar Coutinho deixou um grande legado para a medicina, principalmente na área de reprodução humana e planejamento familiar. Nesta quarta-feira (18), ele completaria 92 anos, e neste ano, essa data virou uma homenagem. A Lei número 9.635/2022, publicada pelo Prefeito Bruno Reis (União Brasil) no dia 4 de abril, institui no calendário oficial de eventos de Salvador, o Dia Municipal do Planejamento Familiar.

Um evento comemorativo, liderado pela filha de Dr. Elsimar e presidente do Ceparh, Charlotte Coutinho, e pelo CEO do Grupo Empresarial Elsimar Coutinho, Fred Benzaquen Costa, foi realizado no Ceparh, no bairro da Federação, em Salvador, na manhã desta quarta (18).

"Estamos aqui comemorando o que seria o anivérsario do Dr. Elsimar Coutinho, celebrando esta data que se tornou o Dia do Planejamento Familiar em Salvador. Estamos felizes em conseguir marcar essa data com a luta que ele sempre teve para o planejamento familiar, para a igualdade e para trazer uma nova luz na cidade", disse Charlotte.

O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônias Gilberto Vitória, e também contou com a presença de algumas figuras importantes como o deputado estadual e ex-secretário da Saúde, Léo Prates, o secretário da Educação Marcelo Oliveira, o vereador Marcelo Maia, o ex-vereador Pedro Godinho e o atual secretário da Saúde, Décio Martins.

Após discursar, Décio Martins enalteceu Elsimar Coutinho e parabenizou o Ceparh pelo trabalho de planejamento com famílias e reprodução.

"Por ser o maior entusiasta e estudioso do tema, nada do que uma homenagem mais justa que essa. O Ceparh é um grande parceiro da secretária municipal da saúde. Aqui realizamos procedimentos como laqueadura, inserção de diu e também de vasectomia, mas o planejamento familiar vai além disso. Eu queria parabenizar o Ceparh e dizer que esse conjunto de ações precisa ser cada vez mais aprimorado".

O deputado estadual e ex-secretário da Saúde, Léo Prates, foi outro que subiu no palco para discursar. Após terminar sua fala, Prates também congratulou a clínica e falou sobre o homenageado na cerimônia.

"Hoje é dia de comemorar o legado do professor Elsimar Coutinho. Salvador vem investindo no planejamento familiar. Nós ampliamos a parceria com o Ceparh, inclusive de cirurgias de vasectomia e histerectomia para prevenir gravidez indesejada, para que as famílias possam se planejar, e essas pessoas que vem ao mundo sejam queridas, desejadas e tenham uma qualidade de vida melhor".

Uma das maiores descobertas de Elsimar foi ainda nos anos 60, quando ele revelou a criação do primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Apesar da polêmica repercussão gerada na época, o cientista continuou se dedicando às pesquisas na área e ainda lançou mais métodos contraceptivos injetáveis, pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.

Ele também desenvolveu uma série de medicamentos que vão desde fármacos para facilitar a gravidez até outros que impedem o parto prematuro e aborto espontâneo, além dos tratamentos de contracepção e de reposição hormonal em homens e mulheres.

Defensor do controle da natalidade através do planejamento familiar, ele criou o Centro de Pesquisa e Reprodução Humana (CEPARH). Além de atendimentos particulares e por convênio, o Centro atende gratuitamente pessoas carentes que necessitam de assistência.

Elsimar Coutinho faleceu em São Paulo, no dia 17 de agosto de 2020, vítima de complicações da Covid-19. Ele foi referência mundial em reprodução humana e planejamento familiar.

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas