Notícias
Saúde
Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de anestesia geral e sedação para realização de tatuagem

Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de anestesia geral e sedação para realização de tatuagem

Decisão veio após morte de empresário durante procedimento com sedativo

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação Conselho de Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu, nesta segunda-feira (28), o uso de sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para a realização de tatuagens, principalmente as de grandes proporções. A medida foi divulgada no Diário Oficial da União e vale para todos os tipos e/ou tamanhos de tatuagens, em qualquer região do corpo. A única exceção seria para casos médicos, como reconstrução por profissionais da saúde. As informações são do G1. 

A decisão nasceu após a morte do empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, em janeiro desse ano. Ele faleceu em um hospital particular de Itapema (SC), supostamente após fazer uma tatuagem recebendo anestesia geral. 

Segundo especialistas ouvidos, os procedimentos com anestesia geral fora do ambiente hospitalar são extremamente arriscados e podem levar à morte. A anestesiologista Esthael Cristina Querido Avelar aponta que a anestesia geral inibe a respiração espontânea e exige equipamentos adequados para ventilação do paciente. 

"Se o médico não conseguir acessar a via aérea por alguma condição anatômica, há risco de hipoxemia, que é a falta de oxigênio nos tecidos", afirma. 

Tags

Notícias Relacionadas