Notícias
Saúde
Bahia recebeu um terço da demanda necessária da BCG nos últimos dois meses

Bahia recebeu um terço da demanda necessária da BCG nos últimos dois meses

Segundo o técnico da coordenação estadual de imunização, Ramon Saavedra, a redução da quantidade de doses enviadas ainda não preocupa a Sesab

| Autor: Redação

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Nos meses de maio e junho, a Bahia recebeu um terço da demanda necessária de doses de vacina BCG, uma das primeiras vacinas a ser dada a uma criança que nasce no Brasil. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab).

De acordo com a Sesab, o estado recebeu 45 mil doses em maio e a mesma quantidade de doses em junho. Entretanto, a necessidade mensal da Bahia é de 150 a 200 mil doses.

Segundo o técnico da coordenação estadual de imunização, Ramon Saavedra, a redução da quantidade de doses enviadas ainda não preocupa a Sesab em relação ao desabastecimento. O órgão tem orientado que as prefeituras tracem estratégias para evitar o desperdício.

No final de abril, o Ministério da Saúde disparou para as secretarias estaduais uma circular afirmando que, "dada a disponibilidade limitada da vacina BCG no estoque nacional em razão de dificuldades na aquisição deste imunobiológico", o envio pelo ministério diminuirá de 1,2 milhão de doses por mês (média de janeiro a março de 2022) para 500 mil doses mensais nos próximos sete meses.

 

 

Tags

Notícias Relacionadas