Notícias
Política
STF nega pedido da defesa de Marcos do Val para evitar possível prisão após retorno ao Brasil

STF nega pedido da defesa de Marcos do Val para evitar possível prisão após retorno ao Brasil

Marcos do Val desembarcou nesta segunda-feira (4) em território nacional

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido apresentado pela defesa do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que buscava impedir uma possível prisão do parlamentar em seu retorno ao Brasil.

Marcos do Val desembarcou nesta segunda-feira (4) em território nacional, após uma viagem aos Estados Unidos acompanhando sua família. O senador permaneceu cerca de 10 dias em Orlando, mesmo depois de o STF ter negado autorização formal para a viagem.

Assim que chegou ao aeroporto de Brasília, o senador foi alvo de uma ação da Polícia Federal, que executou medidas cautelares impostas pela Suprema Corte. Entre as determinações cumpridas estão a instalação de tornozeleira eletrônica, o bloqueio de seus bens e a suspensão de movimentações financeiras.

A negativa de Zanin foi fundamentada em questões processuais. Segundo o ministro, "Registro, inicialmente que a decisão está sob sigilo e, por este motivo, não é possível colher elementos que indiquem o risco de prisão afirmado pela defesa".

A defesa jurídica do senador pretendia obter um salvo-conduto, instrumento que serve para assegurar a liberdade de ir e vir de uma pessoa, ou para protegê-la de eventual prisão, ainda que houvesse justificativa legal para tal detenção. O objetivo era garantir que o parlamentar não fosse detido ao voltar ao país, apesar de ter desobedecido a uma decisão do STF ao viajar sem autorização.

Tags

Notícias Relacionadas