Ministros de Lula questionam prisão de Bolsonaro: “Por que o Collor está em casa e ele não?”
Em conversas reservadas, integrantes do governo avaliam que Alexandre de Moraes deveria conceder o mesmo benefício dado a Fernando Collor
Foto: REUTERS/Adriano Machado
Em conversas discretas, alguns ministros do governo Lula começaram a defender que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorize que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra a pena em regime domiciliar.
Pelo menos três ministros do governo avaliam que Bolsonaro deveria passar a cumprir em casa a pena à qual foi condenado no inquérito que apura a tentativa de golpe. Para esses auxiliares, a mudança de regime deveria ocorrer por uma questão de “coerência” jurídica.
Chefes de ministérios argumentam que Moraes concedeu o mesmo benefício ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e, por isso, deveria adotar entendimento semelhante no caso de Bolsonaro.
“Por que o Collor está em casa e ele (Bolsonaro) não? Precisa ter coerência”, afirmou à coluna, sob reserva, um influente ministro que despacha diariamente com o presidente Lula.
Outro integrante do governo defende que Jair Bolsonaro teria direito ao benefício por já ter ocupado o cargo máximo do Executivo nacional.
“O cara é ex-presidente, tem que ter algum grau de diferenciação mesmo”, avaliou esse auxiliar de Lula.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.