Notícias
Política
Membros da CPI da Covid reagem após PF dizer que Bolsonaro não prevaricou

Membros da CPI da Covid reagem após PF dizer que Bolsonaro não prevaricou

Senadores Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros criticaram conclusão do caso Covaxin

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A conclusão da investigação da Polícia Federal (PF) de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não prevaricou - deixou de agir - ao não relatar as suspeitas de irregularidades na compra da vacina Covaxin no início do ano passado causou reações entre membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. 

A suposta omissão do chefe do Executivo foi uma das principais linhas de investigação da comissão. 

Renan Calheiros (MDB-AL), que foi o relator da comissão no Senado, chamou o documento de “esdrúxulo”. "Um delegado da PF subverteu a Lei ao afirmar que não é dever funcional do Presidente comunicar crimes. Os irmãos Miranda mostraram provas contra Bolsonaro por prevaricação na vacina da Covaxin. Esdrúxulo: o delegado confirma o crime, mas isenta a obrigação de agir de Bolsonaro", postou. 

Já Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi vice-presidente da CPI, anunciou que irá pedir convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres, e do diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, ao Senado. 

"Não bastasse desmoralizar as instituições, agora Bolsonaro esculhamba a Polícia Federal. Precisamos tirar esse MALOQUEIRO da Presidência esse ano!", escreveu Randolfe. 

Caso Covaxin
O crime de prevaricação foi denunciado em depoimento na CPI da Covid pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde (MS), Luis Ricardo Miranda. Os irmãos relataram que o presidente foi avisado por eles, em uma reunião em março do ano passado, sobre suspeitas de irregularidades na compra da vacina.

O servidor disse, por exemplo, que houve pressão dentro da pasta pela liberação da vacina, a mais cara a ter negócio fechado. Após as investigações da CPI, o contrato acabou sendo suspenso pelo governo. O caso levou à instauração de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF)

Tags

Notícias Relacionadas