Lula fecha acordo para que ministros do Centrão deixem cargos só em abril de 2026
Prazo coincide com a data limite da lei eleitoral para desincompatibilização de candidatos
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Um acordo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Centrão que planejam disputar as eleições de 2026 prevê que eles permaneçam no governo até abril do próximo ano.
Esse é o prazo máximo permitido pela lei eleitoral para que ocupantes de cargos no Executivo deixem suas funções caso pretendam concorrer nas eleições.
Segundo informações de bastidores, o acerto envolve principalmente os ministros do Centrão que comandam pastas de infraestrutura. A orientação de Lula é que permaneçam nos cargos até abril para garantir a conclusão e entrega de obras estratégicas.
Além do andamento das obras, o presidente também pretende manter esses ministros no governo como forma de segurar o apoio dos partidos ao seu projeto político. A expectativa é que essas siglas reforcem sua base e apoiem uma eventual tentativa de reeleição.
Um dos nomes que Lula deseja manter até abril é Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. Ele é filiado ao Republicanos, o mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cotado como potencial adversário em 2026.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.