Notícias
Política
Lula fecha acordo para que ministros do Centrão deixem cargos só em abril de 2026

Lula fecha acordo para que ministros do Centrão deixem cargos só em abril de 2026

Prazo coincide com a data limite da lei eleitoral para desincompatibilização de candidatos

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um acordo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Centrão que planejam disputar as eleições de 2026 prevê que eles permaneçam no governo até abril do próximo ano.

Esse é o prazo máximo permitido pela lei eleitoral para que ocupantes de cargos no Executivo deixem suas funções caso pretendam concorrer nas eleições.

Segundo informações de bastidores, o acerto envolve principalmente os ministros do Centrão que comandam pastas de infraestrutura. A orientação de Lula é que permaneçam nos cargos até abril para garantir a conclusão e entrega de obras estratégicas.

Além do andamento das obras, o presidente também pretende manter esses ministros no governo como forma de segurar o apoio dos partidos ao seu projeto político. A expectativa é que essas siglas reforcem sua base e apoiem uma eventual tentativa de reeleição.

Um dos nomes que Lula deseja manter até abril é Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. Ele é filiado ao Republicanos, o mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cotado como potencial adversário em 2026.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas