Notícias
Política
Hugo Motta avalia decisão do STF e pode decretar perda do mandato de Zambelli

Hugo Motta avalia decisão do STF e pode decretar perda do mandato de Zambelli

Presidente da Câmara se reúne com setor jurídico antes de possível anúncio da cassação e posse do suplente

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, marcou uma reunião com o departamento jurídico da Casa Legislativa para este domingo (14), a fim de debater a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo a deputada Carla Zambelli (PL-SP).

O STF determinou, por unanimidade, a perda do mandato da parlamentar, anulando a decisão anterior da Câmara que havia mantido Zambelli no cargo. De acordo com interlocutores de Motta, existe a possibilidade de que, após a reunião, o presidente da Câmara anuncie oficialmente a perda do mandato e decrete a posse do suplente, Adilson Barroso.

A decisão de Hugo Motta, no entanto, deve ser formalizada apenas na segunda-feira (15). O ministro Alexandre de Moraes concedeu prazo de 48 horas para o cumprimento da determinação, e, no entendimento do presidente da Câmara, esse período se encerra no início da próxima semana, uma vez que a decisão do STF foi proferida no fim da tarde da sexta-feira (12).

“Tenho até segunda-feira para uma decisão, é preciso ouvir o jurídico sobre medidas possíveis quanto à deputada”, disse.

Especialistas afirmam que o encontro com o departamento jurídico deve ter caráter mais simbólico. Segundo a avaliação, a reunião serviria como um gesto à bancada de oposição e a aliados de Carla Zambelli, demonstrando que o presidente da Câmara buscou preservar a decisão tomada anteriormente em plenário.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas