Notícias
Política
Governo corta verba e deixa 1,6 milhão de pessoas sem água potável no Nordeste

Governo corta verba e deixa 1,6 milhão de pessoas sem água potável no Nordeste

Corte de recursos ocorreu depois do segundo turno da eleição

| Autor: Redação

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O fornecimento de água potável às famílias do semiárido nordestino através da operação Carro-Pipa foi interrompido este mês devido à falta de verbas para manter o programa. O projeto abastece a região há mais de 20 anos, e em novembro os caminhões pararam o fornecimento do produto a moradores do interior no Nordeste.

De acordo com a planilha do Exército, que coordena a operação, cerca de 1,6 milhão de pessoas teriam direito ao abastecimento em novembro em oito estados do Nordeste, mas estão prejudicadas.

O corte de recursos ocorreu depois do segundo turno da eleição, no dia 30 de outubro, em que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado por Lula (PT).

A coluna de Carlos Madero, do site UOL, apurou que o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, logo no início do mês, foi Alagoas. Em Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralisação ocorreu na quinzena final de novembro, assim como vem ocorrendo nos demais estados.

A operação Carro-Pipa é financiada com verbas repassadas do Exército Brasileiro em parceria com o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). Ambos confirmaram à coluna que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade.

Tags

Notícias Relacionadas