Lula responde a Trump e afirma: 'Sempre estive aberto ao diálogo'
Mais cedo, o presidente americano disse que Lula 'pode ligar quando quiser'

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu ao presidente norte-americano Donald Trump, nesta sexta-feira (1), em relação à sua fala um pouco mais cedo nesse mesmo dia, onde afirmou que o mandatário brasileiro pode ligar para ele "quando quiser".
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula nas redes sociais.
A declaração do petista é mais um capítulo em meio ao agravamento da tensão entre os dois países, após Trump anunciar uma tarifa de 50% em todos os produtos brasileiros. Os dois presidentes não se falaram ainda, mesmo após a sobretaxa imposta por Trump, mas "se atacam" de forma indireta constantemente.
Mais cedo, ao ser questionado pela TV Globo sobre a possibilidade de conversar com Lula, Trump disse: “Ele pode falar comigo quando quiser”.
A fala foi interpretada por diplomatas brasileiros como uma sinalização, mas interlocutores do Itamaraty afirmam que uma conversa entre os presidentes exige preparação política e diplomática prévia. O clima na diplomacia brasileira, segundo informações do g1, é de "conferir se a porta está mesmo aberta".