Deputados querem classificar Donald Trump como persona non grata no Brasil
Parlamentares do PT pedem que governo declare presidente como indesejado no país
Foto: Alex Brandon/AP
Deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) defendem que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério das Relações Exteriores, declare o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como persona non grata no Brasil.
Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, o pedido foi apresentado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), por meio de uma indicação ao Executivo Federal. O documento conta com o apoio de outros 20 dos 67 membros da bancada do PT na Câmara dos Deputados.
Na solicitação, os parlamentares justificam a medida citando “agressões perpetradas” por Trump contra o Brasil, como o aumento de tarifas e a revogação de vistos de autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A medida em escopo não representa um ato de hostilidade por parte do Brasil, mas de legítima defesa de sua soberania e da dignidade de suas instituições. A omissão do Estado brasileiro diante de uma agressão de tal magnitude criaria um precedente perigoso e inaceitável, sinalizando ao mundo uma suposta disposição para tolerar a violação de sua independência. A defesa da autonomia do Poder Judiciário e do Estado Democrático de Direito é um dever inalienável de todos os Poderes da República”, diz trecho do pedido.