Notícias
Política
Deputado diz ter apoio de 8 partidos para reduzir penas de condenados por atos golpistas

Deputado diz ter apoio de 8 partidos para reduzir penas de condenados por atos golpistas

Proposta pode beneficiar Bolsonaro e presos do 8 de Janeiro, mas ainda não tem texto final

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Walter Augusto

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afirmou ter garantido o apoio de oito partidos para avançar com o projeto que prevê a redução das penas aplicadas aos condenados por participação em atos golpistas.

As siglas que aderiram ao movimento somam 201 deputados — número ainda insuficiente para assegurar maioria na Câmara. Agora, o relator tenta costurar apoio junto ao PT e ao PL, que concentram parte decisiva dos votos. A proposta, caso seja aprovada, beneficiaria tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.

Algumas legendas destacaram que ainda não existe um texto fechado, o que pode alterar o posicionamento ao longo das negociações. Segundo a Folha de S.Paulo, a votação não deve ocorrer na próxima semana, como previa inicialmente Paulinho. O parecer só será concluído após reuniões com outras oito bancadas que ainda não foram consultadas.

Para ser aprovado, o projeto precisa do apoio da maioria dos parlamentares presentes no plenário. Até agora, entre os partidos mais expressivos, PL (88 deputados), PT (67) e PSOL (15) ainda não foram incorporados às discussões do relator.

Na última quinta-feira (25), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que precisa de “um pouco mais de tempo” antes de decidir se levará o tema à votação.

Tags

Notícias Relacionadas