Pesquisa mostra queda na aprovação do governo Lula após operação policial no Rio de Janeiro
Levantamento aponta estabilidade dentro da margem de erro, mas revela aumento da desaprovação, especialmente nas regiões Sul e Sudeste

Foto: Brenno Carvalho
Uma nova pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (12) mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma leve queda em meio à repercussão da operação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.
De acordo com o levantamento, a desaprovação ao governo subiu para 50%, enquanto a aprovação caiu de 48% para 47%. Embora a variação esteja dentro da margem de erro, o resultado interrompe a tendência de melhora que vinha sendo observada desde o segundo semestre.
A pesquisa indica que as discussões recentes sobre segurança pública coincidiram com esse movimento negativo na percepção do governo.
Por regiões, a desaprovação é de 38% no Nordeste, 53% no Sudeste, 61% no Sul e 51% no Centro-Oeste/Norte.
Em relação à avaliação da gestão, 38% dos entrevistados classificaram o governo como negativo, contra 37% na pesquisa anterior. Já a avaliação positiva caiu de 33% para 31%, enquanto a regular oscilou de 27% para 28%.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


