Notícias
Política
Caminhoneiros podem entrar em greve para pedir a liberdade de Bolsonaro; entenda

Caminhoneiros podem entrar em greve para pedir a liberdade de Bolsonaro; entenda

Apoiadores se mobilizam politicamente e nas redes sociais para pedir a soltura do ex-presidente

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) estão se mobilizando não só nas ambiências políticas, mas também nas redes sociais para pedir a soltura do ex-presidente, que está preso preventivamente desde o último sábado (22). Um exemplo dessa mobilização é um perfil com mais de 600 mil seguidores no Instagram que se denomina como uma base de fãs do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e chegou a cogitar uma greve de caminhoneiros a partir de uma manifestação planejada para o próximo domingo (30/11).

Entre as figuras políticas que seguem o perfil, estão o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o vereador Lucas Pavanato (PL-SP), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato à Prefeitura de São Paulo.

A estratégia já foi utilizada no fim de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente após vencer a disputa eleitoral contra Bolsonaro. Na época, caminhoneiros bolsonaristas se reuniram nas principais rodovias do país, em mais de 20 estados, para protestar contra o resultado das urnas. A Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a ser acionada para garantir liminares e acabar com os bloqueios.

Além da mobilização nas redes sociais, políticos da base bolsonarista tentam fazer com que o Congresso coloque em votação o Projeto de Lei da Anistia, que visa perdoar os condenados pelos atos golpistas, como Bolsonaro. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar a trama golpista.

Na tarde desta terça-feira (25), o STF determinou o cumprimento da pena de Jair Bolsonaro. A condenação se inicia na Superintendência da Polícia Federal, onde ele já está detido. 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas