Bolsonaro: deputados querem investigação sobre origem de bandeira dos EUA em manifestação
Parlamentares desconfiam que bandeira utilizada em ato foi cedida pela NFL no Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolaram nesta segunda-feira (8) uma solicitação formal à Polícia Federal para que seja instaurado um inquérito sobre a exibição de uma bandeira gigante dos Estados Unidos durante um ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no feriado de 7 de Setembro.
Os parlamentares apontam que há fortes indícios de que se trata do mesmo material usado dois dias antes num evento da NFL em São Paulo, devido à coincidência em dimensões, tonalidades e logística de transporte. A reutilização dessa bandeira em contexto político pode violar a legislação brasileira que proíbe financiamento ou apoio externo a manifestações partidárias.
Na representação, Campos e Lindbergh sugerem diversas diligências, como perícia nas imagens do objeto em ambos os eventos, identificação de sua origem, custódia e transporte, além da coleta de depoimentos de representantes da NFL Brasil e dos organizadores da manifestação. Também pedem que seja apurada a existência de eventual apoio externo, e que, se houver envolvimento de autoridades com foro privilegiado, o caso seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para possíveis encaminhamentos ao STF.