Notícias
Política
Após decisão de chapa petista ao Senado, Angelo Coronel comenta disputa: 'Eu não sou PT, sou PSD'

Após decisão de chapa petista ao Senado, Angelo Coronel comenta disputa: 'Eu não sou PT, sou PSD'

Bahia terá duas vagas para Senador nas eleições de 2026

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Após o senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa manifestarem interesse em disputar uma vaga no Senado, o senador Angelo Coronel (PSD) comentou sobre a possível chapa petista para as eleições de 2026.

“Boa chapa. Cada partido tem o direito de indicar seus nomes para concorrer a qualquer cargo. Eu não sou PT, sou PSD”, afirmou o parlamentar.

A declaração foi feita após o PT começar a concentrar as principais candidaturas para o Senado dentro do próprio partido, o que descartaria a reeleição de Coronel. Até o momento, o senador Angelo Coronel não informou se pretende tentar a reeleição com outro grupo ou como candidato independente.

A chapa petista, que incluiria os três últimos governadores da Bahia, seria uma estratégia importante para a reeleição do atual governador Jerônimo Rodrigues.

Nesta segunda-feira (26), Jaques Wagner confirmou, em entrevista à Rádio Metrópole, que será candidato à reeleição ao Senado em 2026. O senador do PT desmentiu as especulações que circulavam na imprensa, que sugeriam que ele teria aceitado deixar a disputa a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em troca de garantir apoio do PSD nas eleições presidenciais. Wagner desmentiu essas informações, chamando-as de “plantação” e “mimimi”, sem fundamento. "Sou candidatíssimo à reeleição, como acredito que Jerônimo também será. O resto é plantação daqui e de acolá", afirmou.

O ministro Rui Costa também se pronunciou sobre sua candidatura. Rui reafirmou seu interesse em uma vaga no Senado e descartou qualquer possibilidade de concorrer ao governo do estado. “Nosso candidato a governador chama-se Jerônimo Rodrigues. Nosso candidato à reeleição ao Senado chama-se Jaques Wagner. E eu estou colocando meu nome a uma vaga de senador e nós vamos conversar”, explicou Rui Costa.

Entenda a eleição para senadores

O Brasil tem 81 senadores no total. Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores. Esses senadores ficam no cargo por 8 anos e a eleição para o Senado ocorre a cada 4 anos, mas de forma alternada. Isso significa que, em uma eleição, são escolhidos um terço dos senadores e, na próxima, dois terços.

Nas eleições de 2026, a Bahia escolherá dois senadores, que se juntarão ao senador Otto Alencar, com mandato até 2031.

Tags

Notícias Relacionadas