Notícias
Polícia
PF inclui presidente do União Brasil em apuração sobre atuação do PCC nos setores econômicos

PF inclui presidente do União Brasil em apuração sobre atuação do PCC nos setores econômicos

Investigadores apuram se Rueda seria o proprietário oculto de jatos executivos

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação/União Brasil

O advogado Antônio Rueda, atual presidente do União Brasil, foi citado nas apurações da Operação Carbono Oculto, conduzida pela Polícia Federal, que investiga a presença da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em áreas estratégicas da economia, como os setores financeiro e de combustíveis.

De acordo com o portal Metrópoles, os investigadores apuram se Rueda seria o proprietário oculto de jatos executivos registrados em nome de terceiros e de fundos de investimento. As aeronaves estariam sendo operadas pela empresa Táxi Aéreo Piracicaba (TAP) companhia tradicional no segmento de aviação privada e que já prestou serviços a diversos políticos em exercício de mandato.

Entre os aviões sob suspeita, está o Cessna 560XL, de matrícula PRLPG, formalmente pertencente à Magik Aviation, empresa associada à Bariloche Participações S.A., ambas presididas pela mesma pessoa. A Bariloche tem sede no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, e pertence a dois empresários do setor de mineração: Haroldo Augusto Filho e Valdoir Slapak.

Esses dois empresários também estiveram no foco da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal em novembro do ano passado. A investigação mira a suposta venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Haroldo e Valdoir são os principais nomes por trás do grupo econômico Fource, e os dois aparecem em conversas extraídas do celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, em Cuiabá (MT).

A TAP, empresa responsável pela operação das aeronaves, também teria sido utilizada por Roberto Augusto Leme da Silva, conhecido como “Beto Louco”, e Mohamad Hussein Mourad, apelidado de “Primo”, proprietário da refinaria Copape ambos apontados como personagens centrais na investigação da Carbono Oculto.

Tags

Notícias Relacionadas