Vice-chefe da inteligência militar russa é ferido em ataque a tiros; estado é grave
Ataque ocorre em meio a uma sequência de atentados contra figuras estratégicas do setor militar
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Um alto oficial da inteligência militar russa foi baleado em Moscou nesta sexta-feira (6), em um novo episódio de violência envolvendo membros das Forças Armadas do país. O ataque ocorre em meio a uma sequência de atentados contra figuras estratégicas do setor militar, que o governo russo tem atribuído à Ucrânia.
O tenente-general Vladimir Alekseyev, primeiro vice-chefe da inteligência militar da Rússia desde 2011, foi atingido por vários disparos dentro de um prédio residencial localizado no noroeste da capital russa. Segundo informações do Comitê Investigativo, ele foi socorrido e encaminhado a um hospital da cidade.
Em nota oficial, a porta-voz do órgão, Svetlana Petrenko, confirmou o ataque, mas não apresentou detalhes sobre a autoria ou motivação do crime. De acordo com o jornal britânico The Guardian, Alekseyev foi alvejado por um atirador não identificado e permanece internado em estado crítico. Até o momento, não há registro de prisões ou identificação de suspeitos.
O Ministério Público de Moscou também se pronunciou sobre o caso. “Uma pessoa não identificada disparou vários tiros contra o general Vladimir Alekseyev, um alto oficial do serviço de informações militares da Rússia, antes de fugir”, informou o órgão em comunicado.
O atentado acontece um dia após representantes da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos encerrarem uma rodada de negociações em Abu Dhabi, voltadas à busca por uma solução para o conflito armado na Ucrânia, que já se aproxima de quatro anos. A delegação russa foi chefiada pelo almirante Igor Kostyukov, comandante da inteligência militar do país.
Desde o início da ofensiva russa em território ucraniano, Moscou tem acusado Kyiv de envolvimento em assassinatos de oficiais militares e personalidades públicas dentro da Rússia. A Ucrânia já reconheceu a autoria de alguns desses ataques, mas ainda não se manifestou sobre o atentado contra Alekseyev.
Casos semelhantes vêm sendo registrados nos últimos meses. Em dezembro, o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas russas, morreu após a explosão de um carro-bomba.
Já em abril, o tenente-general Yaroslav Moskalik, vice-chefe do principal departamento operacional do Estado-Maior, foi morto por um artefato explosivo instalado em seu veículo, estacionado próximo ao prédio onde morava, nos arredores de Moscou. Um suspeito foi detido pouco tempo depois do ataque.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.