Notícias
Mundo
Tribunal dos EUA revoga proibição de Trump contra alunos estrangeiros em Harvard

Tribunal dos EUA revoga proibição de Trump contra alunos estrangeiros em Harvard

Ordem de suspensão foi emitida pela juíza Allison Burroughs

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Charles Krupa/Arquivo/AP Photo

Nesta sexta-feira (23), o Judiciário dos Estados Unidos decidiu suspender uma medida do governo do ex-presidente Donald Trump que impedia a Universidade Harvard de admitir estudantes estrangeiros. Com essa decisão, alunos internacionais tanto os já matriculados quanto os que planejam ingressar na instituição continuam autorizados a obter ou manter seus vistos de estudante nos EUA.

A ordem de suspensão foi emitida pela juíza Allison Burroughs, indicada ao cargo durante o governo Barack Obama. Ela determinou que a medida perca efeito de forma imediata, até que haja uma possível contestação oficial por parte do governo federal. Até agora, a Casa Branca não emitiu qualquer declaração sobre um eventual recurso.

Na ação apresentada à Justiça, Harvard alertou sobre os impactos da medida, afirmando que ela traria “efeitos devastadores” para aproximadamente 7 mil alunos internacionais, cuja permanência legal no país depende do visto estudantil. A universidade também afirmou que a proibição representa uma “violação flagrante” da Primeira Emenda da Constituição dos EUA e de outras legislações federais.

“Sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard”, declarou a instituição, que acumula quase quatro séculos de história. “Com um golpe de caneta, o governo tentou apagar um quarto do corpo estudantil de Harvard — estudantes internacionais que contribuem significativamente para a universidade e para a nossa missão.”

A tentativa de barrar os estrangeiros foi anunciada na última quinta-feira (22) pelo Departamento de Segurança Interna (DHS). A medida fazia parte de um embate político do governo Trump com a administração de Harvard, que vinha resistindo às imposições de Washington.

Com a decisão judicial, a universidade segue autorizada a receber estudantes estrangeiros normalmente, enquanto o processo ainda tramita na Justiça.

Tags

Notícias Relacionadas