Notícias
Mundo
Presidente da COP30 reafirma evento em Belém: “O plano B é B de Belém”

Presidente da COP30 reafirma evento em Belém: “O plano B é B de Belém”

Apesar da pressão internacional, André Lago descarta mudança de sede e critica preços abusivos

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

O embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da COP30, garantiu que a conferência climática da ONU será realizada em Belém (PA), como previsto, e rechaçou qualquer possibilidade de mudança de cidade.

A declaração foi feita após crescentes críticas e pedidos de representantes internacionais para a transferência do evento, motivados pelos altos preços de hospedagem praticados na capital paraense.

Na última semana, o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, anunciou que não participará da conferência por causa dos valores exorbitantes dos hotéis. Ao menos outros 25 países teriam manifestado preocupação semelhante.

“A Presidência passou a intervir quando começou a afetar o andamento da COP. Quando um país diz que não vai vir, isso afeta as nossas negociações. Precisamos que todos venham”, explicou Lago.

O governo federal segue em tratativas com o setor hoteleiro local para conter a disparada dos preços e garantir a presença de delegações de todo o mundo no evento, que será realizado em novembro.

Segundo especialistas, é comum que os preços de hospedagem aumentem durante grandes eventos. No entanto, no caso da COP30, os valores teriam se multiplicado em até 15 vezes, um patamar considerado fora da curva.

Apesar da pressão, Lago foi firme ao reforçar que a conferência permanece em Belém:

“Eu tenho dito que não há plano B. O plano B é B de Belém. Há vários motivos simbólicos sobre a decisão. Queremos mostrar os desafios que ainda temos pela frente e ter a conferência em um lugar que não é um lugar decorativo. É uma negociação muito séria, em um espírito muito sóbrio”, afirmou.

A escolha de Belém carrega forte valor simbólico, já que a cidade está no coração da Amazônia, uma das regiões mais impactadas pelas mudanças climáticas e peça-chave nas negociações ambientais globais.

Tags

Notícias Relacionadas