Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela
Presidente assumirá por mais 6 anos
Foto: Juan Barreto/AFP
A caminho do seu terceiro mandato, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito, e assumirá por mais 6 anos a presidência do país. A eleição, que aconteceu no último domingo (28), declarou a vitória do chavista com uma porcentagem de 51,20% de votos..
O resultado do pleito foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na madrugada desta segunda-feira (29), com 80% das urnas apuradas e 59% de comparecimento. De acordo com o órgão eleitoral, o principala adversário de Maduro o oposicionista Edmundo González teve cerca de 44,2% de votos.
Após a divulgação do resultado, Maduro se manifestou em discurso a apoiadores em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, que sua reeleição era o triunfo da paz e da estabilidade.
"O povo disse paz, tranquilidade. Fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará", disse Maduro.
O partido opositor a Nicolás, que tem denunciado irregularidades, contestou os números divulgados pelo CNE, e informou calcular que Edmundo González teve 70% dos votos, e Maduro, 30%. Resultados de duas pesquisas de boca de urna divulgadas pela agência Reuters indicavam vitória de Gonzáles com larga vantagem.