Estados Unidos passam a cobrar redes sociais públicas para estudantes conseguirem o visto
Anúncio foi feito no domingo pela embaixada americana no Brasil
Foto: Reprodução
Os Estados Unidos anunciaram novas medidas para estudantes que querem tirar o visto para o país. A partir de agora, viajantes que solicitarem os vistos das categorias F, M e J terão de manter suas redes sociais em modo público como condição para análise de pedido.
Em relação aos vistos, o F-1 é para estudos acadêmicos em universidades e faculdades, M-1 para cursos vocacionais e técnicos e J-1 para estudantes que fazem parte do programa de intercâmbio.
O anúncio foi feito no domingo (24) pela embaixada americana no Brasil, em publicação ao X (antigo Twitter). Segundo o comunicado, “solicitantes dessas categorias de visto devem ajustar as configurações das redes sociais para ‘público’”.
A justificativa oficial, segundo o consulado, é de que a medida facilitará as verificações de segurança adicionais durante o processo de avaliação. Porém, o governo americano ampliou o acesso direto às informações pessoais e digitais de estrangeiros que desejam ingressar no país.
A exigência pode levantar questionamentos sobre privacidade e liberdade individual, já que estudantes e intercambistas terão de expor publicamente conteúdos que, em muitos casos, poderiam ser restritos a amigos e familiares.