Notícias
Mundo
Brasil apoia plano de paz em Gaza apresentado por Donald Trump

Brasil apoia plano de paz em Gaza apresentado por Donald Trump

Chanceler Mauro Vieira afirma que proposta americana está na linha de pensamento brasileiro

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Vinicius Loures/Câmara

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou na quarta-feira (1) que o Brasil "aplaudirá de pé" o plano de paz apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Faixa de Gaza. A proposta, lançada em reunião bilateral com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, prevê um cessar-fogo imediato e a libertação de reféns. 

Viera revelou que o Brasil teve acesso ao documento no final da tarde de terça-feira (30) e avaliou que ele está dentro dos conformes em relação ao posicionamento brasileiro sobre os conflitos em Gaza, desde o início. “Sem dúvida nenhuma, vamos aplaudi-lo publicamente, e possivelmente ainda no dia de hoje, porque o objetivo do plano é justamente o que nós sempre defendemos”, disse o chanceler.

Além disso, o ministro revelou que a iniciativa tem o respaldo do governo brasileiro. Sua fala foi dita na audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. 

O plano de paz, em si, anunciado pelos Estados Unidos, apresenta 20 pontos, incluindo a libertação de reféns da mão do grupo terrorista Hamas, em até 72 horas, a criação de um "Conselho de Paz" e medidas para desmilitarizar a Faixa de Gaza. Um dos pontos, também, é a formação de um governo provisório supervisionado internacionalmente, a abertura de um processo de reconstrução da região. 

Tags

Notícias Relacionadas